
 

 

 

 

 

Departamento de Sociologia 

 

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 

(MCCTI) 

 

 

DISSERTAÇÃO 

 

“MEDIA E CAMPANHAS ELEITORAIS: 

TPA E TV ZIMBO NA COBERTURA DA CAMPANHA PARA AS ELEIÇÕES GERAIS 

DE ANGOLA DE 2017” 

 

 

Luís Alfredo Ribeiro 

Nº 81680 

 

 

Orientador 

Doutor Pedro Pereira Neto, Professor Auxiliar Convidado – ISCTE 

Instituto Universitário de Lisboa 

 

Coorientadora 

Doutora Ana Lúcia Sá, Professora Auxiliar – ISCTE 

Instituto Universitário de Lisboa 

 

 

 

Outubro, 2019 



 

 

 

Agradecimentos 

 

A realização desta dissertação não teria sido possível sem o apoio e colaboração de várias 

pessoas, as quais nunca vou esquecer. Foi necessário estabelecer vários esforços e planos, 

tendo como ponto de partida a disposição de se doar aos estudos, o interesse em dar sequência 

ao projeto, a vontade de conquistar e ultrapassar esse desidrato, a distância de estar longe da 

família e da pátria.  

Agradeço a Deus todo – poderoso por me ter criado a sua imagem e semelhança, pelo 

dom da vida e preservando-me ainda vivo.  

À minha Mãe, aos meus filhos, minha esposa, agradeço pela coragem que me dão para 

conseguir ultrapassar todos os obstáculos da vida. Sem a força delas, sei que nunca teria 

chegado onde cheguei.  

Agradeço aos meus orientadores pela paciência e ensinamentos.  

Agradeço aos meus amigos e colegas de profissão, pela compreensão das minhas 

ausências em momentos importantes, devido ao trabalho que tive em mãos; agradeço ao corpo 

Docente do ISCTE, que me acompanhou ao longo deste mestrado e que me ajudaram a 

descobrir mais sobre o interesse que nutria sobre esta temática. 

 

Muito obrigado! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                       

i   



 

 

 

Resumo 

 

Esta dissertação analisa a cobertura pela televisão angolana da campanha eleitoral para as 

eleições gerais de 2017.  

Num contexto como Angola, em que a democracia não está ainda consolidada, e, não 

obstante a diversidade da media, a prática jornalista continua marcada por constrangimentos 

de vária ordem. 

Este trabalho pretende contribuir para o estudo da cobertura eleitoral pela media de 

maneira geral (sob a perspetiva da construção e consolidação de processos democráticos), e, 

em particular, para a compreensão da relação entre a imprensa e a vida política, 

concretamente as campanhas eleitorais.  

A legislação eleitoral angolana, estabelece regras, quanto a cobertura jornalistas de 

campanhas eleitorais, lembrando as obrigações dos meios de comunicação social nos 

processos eleitorais.  

Assim, o objetivo central desta pesquisa consiste em analisar a cobertura mediática das 

eleições gerais e avaliar até que ponto a televisão angolana, tanto estatal (TPA) como privada 

(TV Zimbo), cumpriu com os pressupostos legais, éticos e deontológicos que impõem 

tratamento igual por parte da imprensa a cada concorrente. 

Compara-se o espaço dedicado a cada candidato ao pleito eleitoral de 2017, durante o 

período da campanha eleitoral entre 21 de julho a 21 de agosto de 2017. 

Foi usada a estratégia metodológica baseada em análise de conteúdo de natureza 

quantitativa, às notícias emitidas no principal serviço de notícia da TPA e da TV Zimbo. 

 

Palavras-chave: Media, Eleições, Campanhas Eleitorais, Angola. 

 

 

 

                                             

 

                          ii 



 

 

 

Abstract 

 

This dissertation analyzes the Angolan television coverage of the electoral campaign for the 

2017 general elections. 

In a context like Angola, where democracy is not yet consolidated, and despite the 

diversity of the media, journalist practice remains marked by various constraints. 

This paper aims to contribute to the study of electoral coverage by the media in general 

(from the perspective of the construction and consolidation of democratic processes), and, in 

particular to the understanding of the relationship between the press and political life, 

specifically electoral campaigns. 

Angolan electoral legislation sets rules for journalists covering election campaigns, 

recalling the obligations of the media in electoral processes. 

Thus, the main objective of this research is to analyze the media coverage of the general 

elections and to assess the extent to which Angolan television, both state (TPA) and private (TV 

Zimbo), met the legal, ethical and deontological assumptions that impose equal treatment. by the 

press to each competitor. 

The space devoted to each candidate for the 2017 election is compared during the 

election campaign period from July 21 to August 21, 2017. 

The methodological strategy based on quantitative content analysis was used for the 

news broadcast on the main news service of TPA and TV Zimbo. 

 

Keywords: Media, Elections, Electoral Campaigns, Angola 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                     

iii 



 

 

 

Índice Geral   

                                                                                                                                

Glossário de Siglas .................................................................................................................... v 

                                                                            

INTRODUÇÃO  ....................................................................................................................... 1                                                                                                                                              

CAPÍTULO I – CAMPANHAS ELEITORAIS E COBERTURA MEDIÁTICA. ............ 5 

1. Media e a Democracia ……. ………………………………………………………………  5 

1.1 Comunicação Política e Campanhas Eleitorais … ……………………………………...... 7 

1.2 Televisão e a Campanha Eleitoral ……………………………………………................... 9 

CAPÍTULO II – METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO ..............................................11 

CAPÍTULO III – ELEIÇÓES E CAMPANHAS POLÍTICAS EM ANGOLA   ............ 13 

3. A imprensa do pós-independência .......……………………………………………..........13 

3.1 A televisão: do serviço público ao canal privado....................…….................................. 17 

3.2 A media e as eleições em Angola… ………………………………………………......... 21 

3.3. O que diz a lei sobre cobertura eleitoral………………………………………............... 25 

CAPÍTULO IV – ESTUDO DE CASO: A COBERTURA DA CAMPANHA 

ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES GERAIS DE 2017 NA TPA E TV ZIMBO...........27 

4. Contexto Político das eleições gerais angolana de 2017………………………..............   27 

4.1 Como se fez a campanha eleitoral na televisão generalista angolana ..............................30 

4.2 Hierarquia no alinhamento do bloco de campanha em cada estação……........................31 

4.2.1 Ordem de entrada no espaço da campanha......……………………………...………. 32 

4.3 Espaço destinado a cada formação política. …………………………............................ 37 

4.3.1 Os diretos na campanha ……………………………………………………................41 

CONSIDERAÇÕES FINAIS ......…………………………………………………............ .43 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ………………………………………........……… 45 

FONTES ................................................................................................................................. 47 

Acesso online .......................................................................................................................... 47 

Anexos .....................................................................................................................................49 

 

 

 

 

 

iv 



 

 

 

Glossário de siglas 

 

ADA – Aliança Democrática Angolana 

AN – Assembleia Nacional (da República de Angola) 

ANGOP – Agência Nacional de Notícias 

APN – Aliança Patriótica Nacional 

CAP – Comité de Acão do Partido - MPLA 

CASA – CE – Convergência Ampla Salvação de Angola – Coligação Eleitoral 

CEAST – Conferência Episcopal Angola e São Tomé 

CNCS – Conselho Nacional da Comunicação Social  

CNE – Comissão Nacional Eleitoral 

CRA – Constituição da República de Angola 

DOR – Departamento de Orientação Revolucionária 

FNLA – Frente Nacional de Libertação de Angola 

JA – Jornal de Angola 

MAT – Ministério da Administração do Território  

MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola 

ONG – Organização Não Governamental 

PCA – Presidente do Conselho de Administração  

PAJOCA - Partido da Juventude Operária e Camponesa de Angola 

PDP-ANA - Partido Democrático p/o Progresso - Aliança Nacional de Angola 

PLD – Partido Liberal Democrático  

PRD – Partido de Renovação Democrático  

PRS – Partido de Renovação Social 

PSD – Partido Social Democrático  

RNA – Rádio Nacional de Angola 

RTP – Rádio e Televisão Portuguesa  

RPA Rádio Portuguesa de Angola 

SADC – Comunidade de Desenvolvimento da África Austral  

                                                                                      v 



 

 

 

SJA – Sindicato dos Jornalistas de Angola 

SIC – Sistema Independente de Comunicação  

TPA – Televisão Pública de Angola 

TV – ZIMBO 

TVA – Televisão de Angola  

UE – União Europeia  

UNITA – União para Independência Total de Angola 

VORGAN – Voz de Resistência do Galo negro 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

vi



 

 

1 

 

 

INTRODUÇÃO 

 

A campanha eleitoral constitui momentos precisos nos calendários políticos que antecedem as 

eleições, sendo, no sistema democrático, uma ocasião para a prática da cidadania. Constitui na 

ótica de Goldstein “uma ocasião crucial de acesso ao poder por parte dos partidos políticos” 

(Goldstein, 2014:8). Portanto, a campanha eleitoral é o momento em que políticos ocupam 

todo o seu tempo em ações de comunicação visando a persuasão, cujo objetivo é alcançar o 

maior número possível de votos, com objetivo de atingir as metas políticas pré-determinadas 

(Gonçalves, 2005, apud Couto, 2016, p. 62). 

Na disputa política, as decisões de escolha do eleitor são, em parte, condicionadas pela 

informação que o cidadão tem disponível nos meios de comunicação (Salgado, 2012:.232), 

sendo que a dependência dos atores políticos face aos meios informativos torna-se evidente, 

no sentido de fazer passar a mensagem através dos meios de informação.  

Pela exposição mediática, os candidatos procuram estratégias para mobilizar os 

eleitores ao voto do seu partido, já que a maioria dos eleitores adquire informação política 

através dos meios de comunicação (Antunes, 2012:10). 

Como expoente máximo da emoção na política, é na televisão, enquanto ecrã ligada a 

uma audiência vasta e decisiva que se joga a campanha política, tendo em vista a eleição. 

Aliás, a televisão mudou o estilo das campanhas eleitorais deslocando para ela o seu ponto 

mais central. (Avelar, 1992:43). Uma passagem obrigatória dos políticos para ganhar 

eleições” (Woodrow, 1996:15), pois, os efeitos da mediatização duma campanha eleitoral têm 

consequências imediatas nos resultados eleitorais (Carvalho, 2010:23). 

Nos processos de competição política, a legislação angolana estabelece que os partidos 

políticos devem ter acesso igual aos meios de comunicação social, de acordo com os 

princípios previstos na Constituição, nomeadamente, o pluralismo de expressão.  

A exigência legal de conceder um tratamento equilibrado às diversas candidaturas 

dirige-se a todos os órgãos de comunicação social que pretendam divulgar matéria respeitante 

à campanha, independentemente da sua natureza pública ou privada1.  

                                                           

 
1 Artigo 64º da lei nº36/11- Lei Orgânica sobre Eleições Gerais 



 

 

2 

 

 

Garantidas as condições do pluralismo, será que a cobertura noticiosa deve ser igual 

para todos os candidatos? Todos devem ter cobertura jornalística igual independentemente da 

força política pela qual são apoiados ou das intenções de voto manifestadas pelas sondagens? 

O serviço público de Televisão tem mais obrigações no que diz respeito à igualdade de 

oportunidades no tratamento noticioso que as estações privadas de televisão? Pluralismo quer 

dizer o mesmo que tratamento noticioso igual? 

Os resultados oficiais definitivos das eleições gerais de 2017 em Angola, deram ao 

Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder desde 1975, 61,07% dos 

votos válidos2. A cobertura dos principais veículos de informação do país em relação às 

demais candidaturas levou analistas a questionarem o papel da imprensa nesse pleito. 

 Assim, decidimos transformar o tema num problema, por duas razões: por um lado 

desenvolver uma reflexão sobre o papel da imprensa na esfera política e nos processos 

democráticos. Um caso pouco ortodoxo, que traz à discussão a problemática em sistemas 

políticos em que a democracia não está ainda consolidada, como é o caso de Angola; por 

outro, trazer resultados sobre o papel dos media durante a campanha eleitoral geral para as 

eleições de 2017.  

Logo, definimos dois aspetos: primeiro, abordagem sobre o que estabelece a legislação 

angolana respeito da cobertura jornalística de campanhas eleitorais; segundo, fez-se um 

estudo sobre a forma como a Televisão acompanhou a campanha eleitoral geral de 2017, 

procedendo análise quantitativa concreta dos espaços dedicado a cada formação política.  

A presente dissertação, pretende responder a seguinte pergunta de investigação: De 

que forma a campanha eleitoral foi coberta no principal serviço noticioso3 da TPA e TV. 

Zimbo? Assim, este estudo pretende analisar, a cobertura jornalística televisiva durante a 

campanha eleitoral para as eleições angolana de 2017. 

Queremos compreender se existiu ou não tratamento igual das notícias divulgadas 

pelos media, de acordo com o que a lei estipula4. A intenção não é verificar as tendências 

partidárias de cada canal, mas sim, o cumprimento em termos quantitativos da regra, segundo 

                                                           

 
2 Resultados definitivos, no site da CNE, consultados aos 12 de Janeiro de 2019. Quadro em anexo  

3 Na TPA, o principal serviço de notícias é o telejornal, já na TV Zimbo é o Jornal de Zimbo 

4 Artigo 64º da lei nº36/11- Lei Orgânica sobre Eleições Gerais 



 

 

3 

 

 

a qual deve ser dado tratamento igual às diversas formações políticas concorrentes no 

processo eleitoral. 

A escolha dos dois canais prende-se com o fato serem as únicas estações de televisão 

no país, envolvidas na cobertura da campanha eleitoral de 2017. O primeiro é uma estação 

televisiva pública, com características particulares de compromisso com o telespectador, quer 

nas obrigações de serviço público a si associado, bem como pela responsabilidade cívica que 

lhe está associada. O segundo, é um canal privado com ligações a um grupo empresarial 

próximo de elementos ligados ao círculo do Ex Presidente José Eduardo dos Santos.5.  

Entendemos que, apesar de perseguir uma logica lucrativa e política, o contrato de 

concessão deve forçar os operadores privados a obrigações de serviço público, pois “uma 

televisão privada, ainda que seja produto de uma gestão estratégia comercial, não pode ser 

pretexto para a procura exclusiva de lucros, com negligência primarias de valores e 

necessidades sociais” (Sena, 2011: 58). 

O estudo está repartido em quatro capítulos.  

No primeiro capítulo procede-se a abordagem sobre as campanhas eleitorais, como 

forma de compreender a função da média na construção e promoção da democracia. No 

segundo capítulo estão as opções metodológicas usadas para a recolha de informações. No 

terceiro capítulo contextualiza-se a evolução histórica da imprensa angolana, caracterizando 

os dois órgãos em estudo; observamos o quadro jurídico do país sobre o que determina a lei 

para garantir o cumprimento plural durante uma campanha eleitoral aplicada aos órgãos de 

comunicação social, em particular a televisão seja ela de serviço público, como a TPA ou 

privada, como a TV Zimbo. No capítulo quarto fazemos um enquadramento do contexto 

político em que decorreu a campanha eleitoral; a apresentação dos resultados do estudo, as 

conclusões e recomendações.  

Esperamos trazer informações pertinentes ao campo de estudo que possam servir 

como alicerce para uma abordagem ampla e com objetivos abrangentes para novos estudos 

relacionados com o tema; ao seu pesquisador também, existe a possibilidade e a vontade da 

                                                           

 
5 Segundo o site Makangola fundado e dirigido pelo jornalista Rafael Marques de Morais, os acionistas são conhecidos como sendo figuras ligadas ao círculo de 

confiança do antigo Presidente José Eduardo dos Santos: Manuel Hélder Vieira Dias, Manuel Domingos Vicente e Leopoldino Fragoso do Nascimento. 



 

 

4 

 

 

continuidade deste estudo em bases mais amplas, inclusive, com o lançamento de novas 

hipóteses a serem investigadas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

5 

 

 

CAPÍTULO I – CAMPANHAS ELEITORAIS E COBERTURA MEDIÁTICA 

 

1. Media e democracia 

Os media, a par da escola e da família são, um dos principais construtores da realidade social 

e de perceções culturais sobre o que existe. Logo, os media formam ou deformam o 

pensamento e as atitudes (Brandão, 20120: 31). Jorge Sousa entende que se a comunicação 

social contribui para revolucionar o mundo é porque tem efeitos (Sousa, 2006: 425). Afinal os 

media provocam mudanças profundas nas relações sociais, dinamizam, descentralizam a 

produção e a troca de informação, sendo os meios pelos quais a informação e o 

entretenimento é difundido. 

Mas, o papel da media não se deve limitar a informar as pessoas. Pode ajudar os 

poderes públicos nas decisões, analisar os fenómenos sociais e políticos desde que seja 

exercida com liberdade e independência, pois como defende Ismael Mateus (2004)6 a 

responsabilidade política de modo nenhum desresponsabiliza os meios de comunicação social 

ao compromisso de contribuir para a construção da nação e assegurar no espaço público o 

equilíbrio entre os diferentes atores. 

Donsbach (1984, apud Candumba 2015, p.18), ao justificar a relação entre a 

democracia e o jornalismo, entende que “uma sociedade democrática, espera-se que os meios 

de comunicação de massa reflitam a opinião pública e sirvam de vínculo entre o povo e seu 

governo”. Pois, à luz da Teoria Democrática, segundo Sousa (2006), o jornalismo vigia e 

controla os outros poderes, baseando-se no princípio da liberdade de expressão, em especial 

na sua vertente da liberdade de informação (liberdade de informar, informar-se e ser 

informado). Assim, democracia e cidadania exigem uma comunicação aberta e plural. Aliás, 

uma comunicação social livre e plural, é, um incentivo a uma cidadania assumida com a 

convicção e em plenitude. Ao contrário, uma “comunicação social tolhida na sua liberdade 

acaba a restringir a própria liberdade individual e o direito do cidadão a uma cidadania plena 

(Neves, 2017: 87). 

                                                           

 
6 https://www.voaportugues.com/a/interferencias-politicas-na-imprensa-atrasam/2591750.html, consultado aos 25 de Março de 2019. 



 

 

6 

 

 

Apesar do contributo dos media na disseminação de informação para as democracias, 

Bourdieu olha para a dimensão da influência política em particular económica nos media, 

como uma ameaça ao equilibro democrático nas sociedades contemporâneas, pois, o 

desempenho do papel social dos medias é realizado num contexto de concentração 

empresarial onde a existência de interesses instalados pode condicionar a atividade dos 

mesmos” (Bourdieu, apud, Cardoso 2006, p.8). 

Como afirma Dahl (1998) citado por António Luís Loureiro de Vasconcelos Dias, o 

acesso a fontes alternativas de informação se constitui em um direito que deve ser assegurado 

constitucionalmente (Dias, 2012, p.78). Mas, tal garantia não é suficiente, uma vez que os 

governantes podem por meio de terceiros deter o controle dos meios de comunicação social 

privados a fim de garantirem que notícias que prejudiquem o governo não sejam publicadas, e 

que notícias que manchem a imagem dos partidos da oposição e organizações da sociedade 

civil não vinculados ao partido no poder ganhem destaque. Isso acontece porque os meios de 

comunicação são dependentes de outras empresas capitalistas, e dificilmente darão espaço 

para a expressão de ideias que ameacem as estruturas do modo de produção capitalista (Sarti 

2000, apud Rizzotto, 2011, p. 274), acabando por se transformar em representantes dos 

sectores políticos e econômicos se fundindo em grupos econômicos que detém, às vezes, um 

poder maior que o próprio estado (Neves, 2017: 31).  

Rizzoto cita o exemplo do Chile, país que possui forte presença estatal no controle dos 

meios de comunicação social, onde isso seria possível, mas, dificilmente, ocorreria no Brasil 

ou no México, com a Globo (concentrada nas mãos da família Marinho), e a Televisa. Logo, o 

controlo governamental sobre as redes de comunicação pode variar na forma e extensão, 

tendo em conta o ambiente legal e social de cada Estado. Assim, mesmo nos países onde 

vigora o regime democrático, nunca se pode dar como garantida a liberdade de informar e de 

ser informado, porque subsistem tentativas de intervenção do poder político e de outros 

poderes (Goldstein 2014:  11). 

Nas décadas de 1970 e 1980, a maioria dos países africanos atravessou períodos de 

crise política e econômica. Ditadores dominaram a cena política africana, não tolerando 

dissidências e promovendo censura na imprensa. Os discursos dos líderes dominavam a media 



 

 

7 

 

 

(Meredith, 2006, apud Macedo, 2011, p.16). A imprensa é obrigada a reproduzir os discursos 

oficiais, a dar ampla divulgação às inaugurações, a enfatizar as notícias dos atos do governo. 

Há uma íntima relação entre censura e propaganda. As atividades de controlo, ao 

mesmo tempo que impediam a divulgação de determinados assuntos, impunham a difusão de 

outros na forma adequada aos interesses do Estado. 

O contexto atual demostra que, em alguns países, os processos eleitorais 

multipartidários não aprofundaram nem consolidaram as práticas democráticas. Vicky 

Randall (1993), num artigo sobre a media e democratização, observa que apesar do progresso 

da imprensa registado nesses países, pouco ou quase não contribuiu para a elevação da 

democrática. Há uma maior restrição da liberdade de imprensa.  

O acesso à media tradicional independente é limitado. Logo, uma imprensa 

independente, livre do controle público ou privado, informa a população sem preconceitos 

(Roy, 2014). Ao contrário, uma media “capturada” está sujeita à manipulação por parte dos 

governos e os cidadãos são mais politicamente ignorantes e apáticos (Pandolfi, 1999: 345). 

 

1.1 Comunicação política e as campanhas eleitorais 

A comunicação política foi sempre percebida e usada como instrumento do campo político 

(Nunes, 2004: 351). Incluídas na comunicação política, as campanhas eleitorais 

transformaram-se em esforços que visam informar, persuadir e mobilizar os eleitores em 

torno de um projeto político, de um candidato ou de um partido (Goldstein, 2014: 9), cujo 

propósito é convencer os eleitores através da informação (Salgado, 2012: .237) 

No caso concreto das campanhas eleitorais, os “eleitores” são o destino de várias 

comunicações que têm origem em várias fontes de informação (Meirinho, 2007 apud 

Brandão, 2010, p.80). Assim, consoante os objetivos estabelecidos, cada partido político ou 

candidato define estratégia que deverá seguir durante a campanha eleitoral, tendo em conta os 

elementos políticos de comunicação: por que tipo de mensagem optar? Como comunicar com 

os diferentes segmentos do eleitorado? E quais os canais (diretos ou mediados) a usar. 

(Salgado, 2012, Antunes 2012, p.9).  

Essa realidade política ordenada e estruturada pelos media na sociedade atual resulta 

da interação entre os políticos e os Jornalistas, caracterizada por um elevado nível de 



 

 

8 

 

 

ambivalência, oscilando entre a cumplicidade e o confronto. “Os políticos precisam dos media 

para alcançarem visibilidade pública e os media precisam dos políticos para obter informação 

e produzirem noticias” (Figueiras 2017: 17). Assim, os media também são encarados como 

importantes atores políticos. 

No estudo sobre campanhas eleitorais e cobertura mediática, Susana Salgado (2012), 

considera que “as campanhas eleitorais são vistas como esforços organizados para mobilizar e 

convencer os eleitores através da informação e da persuasão, além da função de promover o 

reconhecimento público dos partidos e candidatos (construir uma imagem positiva dos 

candidatos, dar a conhecer a sua história, o seu desempenho profissional no passado, as suas 

ideias para o país)” (Salgado, 2012: 237).  

Como afirma Brandão, os jornalistas funcionam como verdadeiros “agentes políticos”, 

pois são eles que “decidem os temas que vão abordar e os protagonistas que vão dar voz, o 

espaço e o tempo atribuir a um determinado assunto ou individuo (Brandão, 2010: 81). 

Portanto, o poder dos media tornou-se um poder legitimo e natural, transformando tudo o que 

é difundido e que tem lugar na sua agenda como verdadeiro ou, pelo menos, credível. 

(Goldstein, 2012: 5).  

Estaríamos de acordo, quando Manuel Castells (2009) afirma que “a população confia 

nos mass media, para obter informação politicamente relevante, especialmente na Televisão 

numa lógica de que se estamos a ver algo, é porque é verdade” (Goldstein, 2012: 8). Dai que 

no contexto eleitoral, o poder da imprensa é um ponto de partida para avaliarmos o papel da 

comunicação política e das campanhas eleitorais. 

Tendo a coerção como forma de dominação ter perdido terreno para persuasão (Bicho 

e Santos 2016: 191), a midiatização da política tornou-se centro da comunicação política, ao 

aproximar eleitos e eleitores (Santos, 2010: 81). Os media tornaram-se hoje elementos 

principais na maneira como a atividade política é dada a conhecer aos cidadãos, quer em 

termos de visibilidade e representatividade quer pelo facto de se tornar um meio importante 

para a construção social da realidade. A comunicação política redefiniu a forma de fazer a 

campanha.  

Colling (2006) realça o lado positivo da media nas campanhas eleitorais, 

proporcionando aos eleitores mais acesso às informações que antes não eram de 



 

 

9 

 

 

conhecimento público. Enquanto espaço onde se faz política, dá-se maior enfoque à questão 

da imagem e da forma (Sena, 2002: 67). Valoriza-se mais a figura do candidato e a sua 

imagem em detrimento da ideologia e os partidos políticos (Goldstein, 2014: 12), centram-se 

no espetáculo, na personalização (na imagem do político e não nas ideias), fazendo uso 

extensivo de imagens e emoções (Norris 1975, apud Santos 2016, p. 191), almejando assim 

apresentar-se enquanto conteúdo mediático a ser consumido de forma imediata e fácil 

(Thompson, 200, apud Santos, 2016, p.192). 

O político transforma.se cada vez mais “num ator que tem de seguir a logica 

espetacular para não perder visibilidade. O que vale, segundo Nuno Brandão é tornar a 

informação mais apelativa, dando privilégio à forma e aos conteúdos geradores de imagens 

espetaculares (Brandão, 2006, Brandão, 2010, p.84). Um fenómeno que levou alguns autores 

a teorizar a possibilidade da morte das estruturas partidárias (Rose e Mackie, 1991, apud 

Goldstein, 2014, p.9). 

 

1.2. Televisão e a campanha eleitoral 

A campanha eleitoral é organizada em função da televisão. Como fonte de informação, a 

televisão tornou-se no meio onde se concentram os telespectadores para a apreensão do 

mundo, sujeitos aos temas por ela escolhidos para noticiar (Bourdieu, 1996, p.10).  

Todavia, Eduardo Cintra Torres (2009), citado por Joana Antunes considera que um 

dos métodos da comunicação muito utilizados em tempos de campanha eleitoral, são os 

debates, que se torna relevante nas decisões dos eleitores apesar de não estar comprovado que 

muda as suas escolhas, definitivamente reforça as suas decisões (Torres, 2009 Antunes 2012, 

p. 20). 

Cientes do impacto que tem a televisão, dos milhões de espectadores que a seguem e 

do alcance de sua mensagem, os políticos dependem dela para transmitirem as suas ideias. 

Não basta ter bons programas eleitorais ou executá-los com rigor se essa mensagem não 

passar para a opinião pública através da televisão (Brandão, 2010: 33).  

A Televisão tornou-se, no entender de Torres (2011), no mais importante meio de 

comunicação em audiências, influenciando a realidade política, social e cultural. Com o novo 

meio “os políticos dedicam mais tempo a “aparecer” e a criar eventos políticos do que a 



 

 

10 

 

 

refletir, decidir e gerir” (Sousa 2006: 65). Portanto, o surgimento da Televisão pode ser 

analisado em duas vertentes: por um lado, torna a política imediatamente acessível às massas 

e, por outro, simplifica o discurso e reforça o seu sentido espetacular. 

Hoje, é difícil conceber a comunicação política sem televisão e a televisão sem 

comunicação política. A televisão tornou-se num palco privilegiado para os políticos, na 

forma de fazer as campanhas eleitorais (Calado, 2016: 35), pois a ação é encenada e dirigida 

para o público, onde os políticos são vistos como atores e os eleitores como plateia (Colling, 

2006: 44).  

Dai que, no caso das campanhas eleitorais os candidatos organizem os seus programas 

em função dos horários e formatos televisivos, criando cenário e eventos que constituam 

ocasiões para uma “boa” cobertura televisiva (Serrano, 2006, apud Sá Couto 2016: 63). 

O novo meio se apropriou dos espaços, como os comícios e as assembleias populares, 

que antes eram contatos tradicionais de ligação entre cidadãos e políticos, entraram numa fase 

descendente. Tal reconfiguração do campo político pela televisão permite que os candidatos 

levem suas mensagens diretamente às pessoas sem necessitarem de nenhuma estrutura 

partidária. 

Nessa ideia, os efeitos na democracia são focados na personalidade, muita informação 

pessoal e pouca discussão de ideias. Essa crescente valorização do candidato torna o processo 

político como uma disputa entre pessoas (candidatos) e não programas/forças políticas 

(Antunes, 2012: 13). 

Com a passagem da campanha para o espaço mediático as formas diretas de 

comunicação interpessoal perdem relevância na estratégia comunicacional dos partidos 

políticos (Santos, 2016: 191-192). A campanha desenvolvida nas telas apresenta intenso 

impacto ao contrário da realizada nas ruas.  

No entanto, alguns autores afirmam que esta espectacularização da política é essencial 

para contrariar o crescente decréscimo de interesses por parte dos cidadãos. 

 

 

 

 



 

 

11 

 

 

CAPÍTULO II - METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO 

 

A investigação científica só pode considerar-se como tal se for feita através da aplicação de 

uma metodologia adequada (Sena, 2010: 89). Neste contexto, a estratégia metodológica 

adotada incidiu sobre a cobertura jornalística da campanha eleitoral para as eleições gerais de 

2017, no horário nobre da televisão generalista7 angolana. 

Sendo que a televisão permite certa simplificação da realidade, arrastando-se muitas 

vezes para a diversão, emotividade e dramatização dos assuntos que retrata (Brandão, 2005: 

16), pretendemos que o estudo seja feito a partir de uma perspetiva exterior e de análise 

empírica, fazendo com que seja possível produzir dados qualificados e definir tendências. 

Logo, temos a seguinte pergunta de investigação: De que forma a Campanha Eleitoral foi 

coberta no principal serviço noticioso8 da TPA e TV. Zimbo? O estudo pretende analisar a 

cobertura jornalística televisiva generalista angolana durante a campanha eleitoral nas 

eleições gerais de 2017.  

Assim, temos a seguinte a hipótese9 principal para este estudo: todos os candidatos às 

eleições gerais foram alvo de cobertura idêntica no Telejornal da TPA e TV Zimbo, durante o 

período de campanha eleitoral. 

Para analisar os dados recolhidos, recorremos a técnicas quantitativa, que nos permite 

aferir se houve igualdade ou desigualdade no tempo dado. A análise de conteúdo, quer na sua 

abordagem quantitativa bem como na qualitativa, é uma metodologia permite desconstruir 

todo o conteúdo noticioso e contextualizá-lo, ao mesmo tempo em que nos oferece as 

respostas às perguntas clássicas: Quem? Quando? O quê? Como? Onde? Por quê? (Bardin, 

1977, apud Antunes, 2012, p.44).  

Aliás, “as numerosas análises de conteúdo têm procurado avaliar a objetividade da 

cobertura noticiosa em campanhas eleitorais, assuntos controversos, políticas, instituições, 

                                                           

 
7 Na definição de Wieten, é uma estação que consagra todos os géneros e que se dirige a todos os públicos potenciais, devido à variedade de programas existentes na 

grelha....se constitui como um produto para ser consumido por todo o tipo de públicos (Sena, 2011, p.33) 

8 Na TPA, o principal serviço de notícias é o telejornal, já na TV Zimbo é o Jornal de Zimbo 

9 Laurence Bardin, refere que uma hipótese é uma afirmação provisoria que nos propomos verificar ou confirmar, recorrendo aos procedimentos de análise (…) trata-

se de uma suposição cuja origem é a intuição e que permanece em suspenso enquanto não for submetida à prova dos dados seguros (Bardin, 1977, Calado, 2016, 

p. 42) 



 

 

12 

 

 

movimentos ou figuras políticas” (Hackett 1984/1993, Traquina, 2002, apud Calado, 2016, p. 

40). Em função do nosso estudo, esta técnica nos vai permitir aferir se houve igualdade ou 

desigualdade no tempo dado. 

A peça será a unidade de análise, definida como o item entre as duas aparições do 

pivô. Através de análise de algumas variáveis de caracterização e da análise do material de 

arquivo, iremos estudar quantitativamente o número de peças por cada candidato, o tempo das 

reportagens, a hierarquia no alinhamento do bloco da campanha. Queremos compreender se 

existiu ou não tratamento igual das notícias divulgadas pelos media, de acordo com o que a lei 

estipula. Vale realçar que não foi contabilizado o tempo de antena. Somente o espaço 

noticioso, por serem da inteira responsabilidade editorial das respetivas estações.  

Qualquer que seja o ponto de vista teórico que oriente o trabalho do investigador, a 

precisão e a clareza são obrigações elementares que devem ser cumpridas na tentativa de 

estabelecer os exatos limites do estudo (Trivinos, 1992, apud Sousa 2016, 617). Assim, como 

forma de evitar que a pesquisa se torne interminável e superficial (Sousa, 2016: 619), o 

corpus da investigação que se apresenta neste estudo incidiu sobre os blocos informativos 

emitidos no horário nobre10, nos períodos entre 23 de Julho e 21 de Agosto11 sobre a 

campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 2017. Os canais analisados são a TPA, 

noticiário das 20h (Telejornal) e TV ZIMBO, noticiário das 20h (Jornal da Zimbo). O 

horizonte temporal é os 30 dias consagrados pela lei como período oficial de campanha 

eleitoral12.  

Procede-se à análise de conteúdo, enquanto amostra de pesquisa, 60 telejornais, 

emitidos pelos dois canais durante a campanha. Os elementos relevantes são o número de 

notícias veiculadas e o tempo dedicado a cada candidato (cinco formações políticas e uma 

coligação) concorrente (cabeça de lista).13 Todos os quadros apresentados ao longo do estudo 

assumem uma arrumação inteiramente original, a partir de fontes recolhidas. 

                                                           

 
10 Entendemos que por ser o noticiário do prime time, logo o noticiário que maior atenção concentra não só por parte dos telespectadores mais também pelas 

candidaturas.  

11 Período em que decorreu a campanha eleitoral  

12 Artigo 62º da Lei nº36/11 de 21 de dezembro, Lei Orgânica sobre eleições Gerais. 

13 A candidatura a Presidente da República é apresentada no quadro das listas dos candidatos à Assembleia Nacional, pelo círculo nacional. 



 

 

13 

 

 

CAPÍTULO III – ELEIÇÕES E CAMPANHAS POLÍTICAS EM ANGOLA 

 

3. A imprensa do pós-independência  

Com a independência, surge uma comunicação social "ao serviço do povo", seguindo uma 

matriz idêntica à praticada pela comunicação social dos Estados socialistas do bloco do Leste, 

onde os órgãos de informação eram uma extensão do poder político14. Caracterizado pela 

depauperação da imprensa, foi o período do controlo da media e da nacionalização dos meios 

privados. As notícias eram carregadas de maniqueísmo ideológico e a exaltação do partido e 

ao Presidente, revelando, assim, a inexistência da liberdade de expressão de imprensa e de 

fontes alternativas de informação15. 

A ética e aprática jornalística foram substituídas pela logica ideológica decorrente do 

modelo de partido- Estado de inspiração marxista-leninista (Mateus, 2004, apud Lázaro, 

2012: 39), com as linhas de orientação dos media diretamente estabelecidas pelo partido no 

poder (MPLA) através de uma subordinação dos órgãos de imprensa ao Departamento de 

Informação e Propaganda (Miguel, 2015: 22).  

Ismael Mateus, no seu artigo sobre “Contributos para uma Discussão sobre a 

Comunicação Social Angolana”, observa que todos os meios de informação tinham uma 

liberdade vigiada, controlada e limitada. As notícias eram analisadas por um regime de 

censura prévia, em que não era permitido tudo quanto colocava em causa o pensamento da 

ideologia instalada16. É o tipo de modelo autoritário de jornalismo, que na opinião de Sousa 

(2006,) “sujeito ao controle direito do estado, através do governo ou de outras instituições. 

Não existe liberdade de imprensa e a censura prolífera”. O período é caracterizado 

basicamente por um pendor estatal, absolutista e manipulador da informação e da sua difusão 

de acordo com uma orientação propagandista na defesa dos dogmas do regime de partido 

único (Nganga, 2008: 217). A imprensa pública se constituía em instrumento de propaganda 

do partido – estado, desenvolvendo campanhas de desinformação, por um lado, e, por outro, a 

                                                           

 
14 Mateus, Ismael – Contributos para uma discussão sobre a comunicação Social Angolana, consultado em disponível em 

www1.ci.uc.(pt/iej/alunos/2001/angola/introducao.html, aos 12 de março de 2018 

15 Mateus, Ismael – idem, disponível http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/2001/angola/osmedia.html 

16 http://www.c-org/accord/ang/accord15-port/13.shtml, Ismael Mateus, Workshop da ADRA/FESA 9 de 

http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/2001/angola/osmedia.html
http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/2001/angola/osmedia.html
http://www.c-org/accord/ang/accord15-port/13.shtml
http://www.c-org/accord/ang/accord15-port/13.shtml


 

 

14 

 

 

glorificação do regime e seu presidente. Críticas ao regime, ao Presidente, ao Governo ou à 

ordem socioeconómica poderiam levar o cidadão aos Tribunais Populares Revolucionários, 

conforme a lei de Segurança (Lei nº7/78), podendo resultar em pena de morte (Lei nº3/78) 

(Vidal, 2008, António, 2013, p. 92). A UNITA, por sua vez, dispunha da rádio VORGAN, 

cuja linha editorial era igualmente partidarizada e circunscrita à Jamba e arredores.  

A partir de 1991, a aprovação de um conjunto de leis para a comunicação Social: Lei 

de Impressa (Lei nº22/91), Lei sobre o Direto de Antena (lei º8/92); Lei sobre o Conselho 

Nacional de Comunicação social (Lei nº7/92), como resultado do multipartidarismo, há um 

ciclo de liberalização da comunicação social. De forma gradual o Sector é aberto à 

participação privada (Neto, 2004, apud Lázaro, 2012, p.40). Verificou-se, então, a partir desta 

altura, o surgimento de outros meios de comunicação no jornalismo angolano17, com um 

papel mais interventivo e mais ligado a garantia dos direitos e liberdades fundamentais, e que 

“ganharam um novo olhar sobre a sociedade e os cidadãos conseguiram ter a liberdade de 

escolher o material informativo a consumir” (Candumba 2015: 27), enquanto a imprensa 

pública desenvolvia intensa propaganda partidária. 

Com a promulgação da primeira Lei de Imprensa, a Rádio Nacional de Angola perdeu 

o monopólio de rádio e difusão. Em 1992, surge a Rádio Luanda Antena Comercial (LAC). 

No mesmo período foi reeconcedida à Igreja Católica a licença para o funcionamento da 

Rádio Eclésia. Em 2000 foram criadas estações privadas em algumas províncias do país. Em 

Benguela a Rádio Morena; em Cabinda, a Rádio Comercial de Cabinda; e no Lubango, a 

Rádio 2000. Em 1991 foi extinta a rádio VORGAN, pertencente a UNITA, e reativada com o 

recomeço da guerra. Em 2007 passou a funcionar sob a denominação de Rádio Despertar 

(António, 2013: 09)18.  

Ainda na vigência da Segunda República foi criada a Rádio Mais, com alcance às 

províncias de Benguela, Huambo e Luanda. Ou seja, todas as estações radiofónicas privadas 

                                                           

 
17 Surgem, os primeiros órgãos privados, a exemplo de Semanários como Correio da Semana, o Folha 8; imparcial fax; Agora; Angolense; Factual; Comercio 

atualidade; Cruzeiro do Sul, com alcance paras as províncias de Benguela, Huíla, Namibe, Huambo, Cuanza Sul; os Jornais Terra Angola e o Jornal EME 

pertencentes a UNITA e ao MPLA respetivamente, foram criados na segunda Republica, cuja tiragem e distribuição estavam adstritas a província de Luanda, e à 

mercê dos escassos serviços gráficos da capital do pais, uma vez que todos estes jornais careciam de gráfica própria (António, 2013, p. 109) 

18 http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/2001/angola/osmedia.html, consult. disponível, aos 21 de maio de 2019 

http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/2001/angola/osmedia.html
http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/2001/angola/osmedia.html


 

 

15 

 

 

carecem de alcance nacional, preservando este direito semente à Rádio Nacional de Angola. 

Esta por sua vez, preserva o caráter partidário cujas notícias são manifestamente produzidas a 

favor do partido no poder, em detrimento dos demais partidos (António, 2013, 141). O 

período eleitoral de 92 representou o regresso ao discurso partidarizado na imprensa. A 

comunicação social estatal assumiu um discurso em função das cores partidárias, na mesma 

medida que os órgãos oficialmente partidarizados da UNITA. Houve o aumento ao acesso às 

notícias internacionais por televisão (SIC internacional, RTP, Globo) a cabo, diverso do 

conteúdo monolítico veiculado pela media estatal. O maior acesso aos noticiários 

internacionais, bem como a outras manifestações sócio – culturais contribuiu para a 

construção da análise crítica da realidade angolana, sobretudo na camada jovens que não 

viveu o auge da guerra civil, nem sentira de forma decisiva os efeitos da violência 

pedagógica. (António, 2013, p. 118). 

Verificou-se, igualmente, a expansão do acesso à Internet. Sites e blogues como Club 

k, Makangola, Angonoticias, angola24horas e outros, contendo notícias, artigos e comentários 

sobre a política e a sociedade angolana, sobretudo, ganharam notoriedade. Estes sites e 

blogues se constituíram em efetivos espaços de reflexão e crítica democrática, contando com 

a participação e angolanos no país e na diáspora, bem como de estrangeiros interessados em 

questões de Angola. Mesmo assim, a expansão no acesso a alguns meios alternativos de 

informação, contraste com as liberdades de expressão e de imprensa. O controlo estatal da 

imprensa pública era supremo, e a imposição de limites para a criação e expansão de novos 

medias privados se mantinha soberana. A imprensa pública e maior parte da imprensa privada 

são controladas por membros do partido no poder ou por seus familiares, que exercem um 

forte controle sobre a produção das notícias, limitando o livre acesso a informação e a fontes 

alternativas de informação. 

De acordo com o histórico postado no site da TPA na Internet19, as primeiras 

tentativas de criar uma televisão em Angola ocorreram na década de 1960. Na altura foram 

emitidas apenas imagens no Stand da Philips da Feira Oficial de Nova, culminando com o 

                                                           

 
19 www.tpa.ao/paginas/histórias/htm 

http://www.tpa.ao/paginas/histórias/htm
http://www.tpa.ao/paginas/histórias/htm


 

 

16 

 

 

registo da primeira transmissão em 1962 na Rádio Clube do Huambo, antiga Nova Lisboa, em 

1962 (Coelho 1999, apud Mainsel 2016, p. 2), em 1964, em Benguela. 

Em Junho de 1970, em Luanda, tentou-se adaptar para a TV um programa radiofónico, 

Café da Noite. Dois anos depois, a proposta de criar a TVA – Televisão de Angola – também 

fracassou, pois havia correntes conflitantes no governo colonial, sendo a mais forte a que 

pretendia manter o monopólio da TV para RTP – Rádio e Televisão Portuguesa (Botelho 

2017: 93). Ainda segundo Alberto Botelho, só em 27 de Junho de 1973 foi autorizada a 

constituição de sociedade anonimas, para a exploração da TV. Nestes termos é constituída a 

RPA/TPA Rádio Portuguesa de Angola, que em 1974 substitui a palavra portuguesa por 

popular (Botelho 2017: 93). As transmissões oficiais da televisão angolana só começaram em 

18 Outubro de 1975, na transição política, a pouco menos de um mês da proclamação da 

independência. Portanto, a televisão angolana se concretiza no pico da crispação da discórdia 

política entre os movimentos de libertação nacional que assinaram com o Governo português 

o acordo de Alvor20.  

Com a cobertura mediática do ato solene da independência nacional, a 11 de 

Novembro, o país vai mergulhar numa guerra civil. A televisão enfrentava o desafio da 

consolidação das infraestruturas, da técnica e do equipamento. Duas semanas depois de 

assumir o poder, Ministério da Informação, em seu primeiro despacho, de 28 de Novembro de 

1975, nacionalizou as estruturas dos meios de comunicação. Em 1977, o controle dos meios 

de comunicação passou para o DOR – Departamento de Orientação Revolucionária – ligado 

diretamente ao partido, que traçava as, linhas editoriais a serem obedecidas. 

Foi sob essa inspiração revolucionária que a TPA torna-se instrumento ao serviço da 

política das autoridades acabadas de nascer e que vai, efetivamente, orientar a linha editorial e 

o jornalismo a praticar (Botelho, 2017: 37), numa perspetiva de televisão regulada, assente, na 

oferta em programas de caracter educativo-culturais, com pendor pedagógico e documental, 

tutelado, regulado e dirigido pela entidade estatal (Mcquail, 2003, apud Sena 2011, p.25). 

A conjuntura do pós-guerra e as debilidades próprias da recuperação económica e 

social, nos quais a soberania nacional e o sistema político estavam fragilizados, fomentaram o 

                                                           

 
20 Os acordos foram assinados a 15 de janeiro de 1975 que previa um Governo de Transição que tomou posse no último dia do mesmo mês até à proclamação da 

independência (11/11/75) formado pelos três movimentos de libertação (FNLA, MPLA e UNITA) e o Governo português (Alto-Comissário). 



 

 

17 

 

 

desenvolvimento da televisão estatal regulada, com princípios de restauração do consenso e 

de valorização da pátria. Assim, ganha força a famosa trilogia de objetivos e funções: 

informar, educar e entreter. O modelo regulado, as televisões de serviço publico seguem os 

aparelhos de Estado, as suas diretrizes e até, nalguns casos, a sua ideologia. A Televisão 

continuava a viver num regime de monopólio de Estado. Logo, os anos que se seguiram, 

ficaram marcados pela manipulação da televisão e sonegação da informação. 

Hoje, o jornalismo nacional conta com três estações de televisão generalistas (TPA1, 

TPA2 e TV ZIMBO) e por assinatura via satélite, nomeadamente: AngoTV3, lançada em 

2010 pela UAUTV, ZAP VIVA, alojado na distribuidora ZAP desde 2012, BANDA TV5 

(2013) e PALANCA TV, desde 2015, ambos estão hospedados na operadora DSTV 

Multichoice Angola, respetivamente (ibidem) 

 

3.1.  A Televisão: do serviço público ao canal privado 

No âmbito da televisão constatamos que o país dispõe de dois canais: público e um privado. 

Este último, sob controlo de pessoas ligadas ao governo.  

A TPA, enquanto maior estação emissora de televisão em Angola, a atual TPA passou 

por várias metamorfoses ao longo do tempo, procurando adaptar-se tecnicamente para 

responder os momentos contemporâneos ao mesmo tempo que se tornou uma escola para 

jovens profissionais que viram na emoção e vontade, a sua única força para ultrapassar as 

dificuldades21. Apesar de possuir uma cobertura nacional em sinal aberto, as imagens da 

televisão pública não chegam em todas as casas do território, exceto por satélite, por falta de 

recursos financeiros. 

Nos termos do artigo 30º da lei 22/95, de 15 de junho, a empresa exercerá em regime 

exclusivo a atividade de rádio televisão22, tendo por objeto principal, a prestação de serviços 

públicos de radiotelevisão – informativa, publicitária e recreativa. 

A TPA foi a única estação nacional, durante 33 anos, com responsabilidade de levar as 

notícias, lazer e entretenimento para além de informar as populações e, obviamente, formando 

a consciência cívica de um povo. Durante esta fase predominou a televisão oficial do 

                                                           

 
21httpsHistoriaDeAngola/photos/a.463290710424838/493455087408400/?type=1&theater 

22 Números 1 e 2, do artigo 4º do Decreto nº66/97, de 5 de setembro, I série – nº42 de 1997 

https://www.facebook.com/HistoriaDeAngola/photos/a.463290710424838/493455087408400/?type=1&theater
https://www.facebook.com/HistoriaDeAngola/photos/a.463290710424838/493455087408400/?type=1&theater


 

 

18 

 

 

Governo, exercendo o seu papel enquanto meio de comunicação dentro do contexto em que 

esteve inserido. 

Na esteira pós acordos de Bicesse23, a TPA foi transformada em empresa pública, 

através do Decreto nº 66/97, de 5 de Setembro de 1997, tendo, na sua designação oficial, a 

palavra “popular” substituída por “pública: de Televisão Popular de Angola para Televisão 

Pública de Angola, passa a contar com a concorrência de emissoras estrangeiras, sintonizadas 

por meio de parabólicas desde a década de noventa, e a cabo.  

Enquanto empresa concessionária do serviço público, a televisão angolana era 

responsável pela oferta de um serviço definido pelo clássico tríptico: formar, informar e 

divertir (Carvalho, 2009, apud De Guide, 2007, p. 14), em 2000, pensando já numa televisão 

voltada à informação, formação e recreação, aliás, esta é uma das funções dos meios de 

comunicação social, começaram a ser feitas alterações a nível da programação da TPA.  

Timidamente foi lançado o segundo canal (Canal 2), no ano de 2000, que funcionou 

em regime experimental, apenas em Luanda, por dois anos. As emissões se tronaram diárias a 

partir de Maio de 2002, na capital e imediações. Apenas em 2004 o sinal do segundo canal 

chegou a outras províncias de Angola, entre elas Cabinda, Benguela, Huambo e Huila. Este 

projeto que deu certo, e até hoje existe de forma definitiva trata-se do canal 2 da T.P.A 

(Carvalho 2002: 111). Em 2008 foi inaugurada a TPA Internacional (António 2013: 110). 

Com um modelo de jornalismo e uma linha editorial definida pelo órgão de tutela24, os três 

canais que compõem a empresa são de caráter generalistas e com uma programação 

diversificada.  

A TPA está enquadrada no conjunto das empresas públicas, ou seja, sector empresarial 

estatal e, por isso, a sua gestão empresarial é fiscalizada e homologada pelo Ministério da 

Economia. É dirigida por um presidente do Conselho de Administração cujo conselho integra 

igualmente seis administradores todos nomeados pelo Presidente da República, na sua 

qualidade de Titular do Poder Executivo. 

                                                           

 
23 O acordo de Bicesse, a 31 de maio de 1991, constitui o marco da transição em Angola, uma vez que lançou as bases não apenas para a pacificação, mas , 

sobretudo, para a democratização do pais, iniciando uma “tripla transição: da guerra à paz; de um Estado ditatorial de tipo marxista – leninista a um Estado 

democrático multipartidário; e de uma economia socialista administrada a uma economia liberal de mercado (Messiant, 2008, p. 131) 

24 Número 1 do artigo do 24º, sobre órgão de tutela e conteúdo, do decreto nº66/97 de 5 de setembro 



 

 

19 

 

 

De acordo com estudo da Marktest sobre os media em Angola, na lista dos líderes de 

mercado media, a TPA1 tinha um nível de cobertura de 86,0%. (Botelho, 2017: 43). Em 2014, 

de acordo com Country Report, de 2015 da PAMRO26, quase toda a população (98%) tem 

Televisão em casa: 55% tem apenas um recetor de televisão, 29% tem dois televisores em 

casa. (idem). Segundo o estudo apresentado em 2018, a estação estatal, lidera as audiências 

televisivas angolanas no plano nacional, com 24,9%.25. 

Entretenimento, cultura, desporto, música e dança, informação, gastronomia, lazeres 

entre outras, constam como propostas oferecidas pela emissora pública nos seus canais à 

sociedade. Aliás, agradar o público e inovar cada vez mais os seus serviços é a razão que tem 

motivado a empresa à constantes alterações de programas na sua grelha de modo a que todos 

se revejam na televisão pública e corresponda ao seu slogan; «TPA Somos todos nós»26.  

Até finais de 2008, era a única a transmitir no país e a operar sob o controlo 

governamental exclusivo. Com a Nova Lei de Televisão aprovada em 201727, chega ao fim a 

política de monopólio televisiva adotada pelas novas autoridades do país. O canal público 

perde o regime de monopólio. É oficializada a abertura da concorrência de canais privados ao 

mercado televisivo angolano, com propósito de estimular à produção privada, um incentivo à 

produção nacional e ao pluralismo. 

A história dos operadores privados de televisão em Angola é recente. Logo, tratar 

estas matérias implica reconhecer algumas dificuldades inerentes a um processo que 

corresponde à conceção da história presente.  

A TV Zimbo, nasceu em dezembro de 2008, tratando-se da primeira e única televisão 

privada em Angola de sinal aberto. A TV Zimbo é autorizada a emitir em todo território 

nacional. As emissões experimentais tiveram lugar em janeiro de 2009, em luanda.  

Contudo, somente em março desse mesmo ano vai ter início as emissões regulares, 

emitindo inicialmente 18 horas diárias de programação variada e generalista. Mas, antes da 

aprovação da lei, a TV Zimbo28 já estava licenciada como primeiro canal nacional de 

                                                           

 
25 https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2018/10/46/Televisao-publica-lidera-audiencias-Angola, 98d404db-f57a-4941-9e2b-2f9642306e8a.html, 

consultado aos 8 de 23 de agosto 2019 

26 Anexos 2 e 3 

27 Lei nº1/17 Lei de Imprensa, extingue o monopólio televisivo, permitindo o surgimento de iniciativas privadas e a concorrência de acordo com o artigo 65º.  
28 Anexo 4 e 5 

https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2018/10/46/Televisao-publica-lidera-audiencias-Angola,%2098d404db-f57a-4941-9e2b-2f9642306e8a.html
https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2018/10/46/Televisao-publica-lidera-audiencias-Angola,%2098d404db-f57a-4941-9e2b-2f9642306e8a.html


 

 

20 

 

 

televisão29, sendo que, o início das suas emissões é polemico, pois, a Lei sobre o Exercício da 

Atividade de Televisão (Lei da Televisão nº3/17) carecia de aprovação. O governo não 

levantou nenhum obstáculo jurídico a este projeto, o que contrasta claramente com as 

restrições impostas contra outros órgãos.  

Pois, segundo Félix Candumba (2015), quando o novo canal de televisão iniciou a fase 

experimental de transmissão por três meses, “foi-lhe permitido passar por cima da adoção 

pendentes de legislação e dos respetivos regulamentos de licenciamento que deviam incluir 

um concurso público para novas concessões de canais televisivos” 

Para alguns analistas o tratamento privilegiado que o Governo deu aos novos projetos 

lançados pela Media Nova30, se comparado com o tratamento dado a novas iniciativas tem 

motivações políticas, uma vez que o grupo tem como acionistas membros do círculo 

presidencial do Ex-Presidente José Eduardo dos Santos31, nomeadamente o general Manuel 

Hélder Vieira Dias Júnior (Kopelipa), Ex-chefe de casa Militar da Presidência; o general 

Leopoldino Fragoso do Nascimento (Dino), Ex - chefe de Comunicação da presidência; e 

Manuel Vicente, Ex-Presidente da Sonangol, Ex -Ministro de Estado e da Coordenação 

Econômica e Ex-Vice Presidente da República. São detentores de 99.9% das ações da TV 

Zimbo (Marques, 2011, apud António, 2013, p.110). 

Com o aparecimento da televisão privada, surgia uma alternativa ao que era oferecido 

exclusivamente, até então, pela TPA, dando mais opções de escolha ao telespectador de 

conteúdo e uma pluralidade em termos de gostos. Virada para o entretimento, e fazendo jus ao 

seu caracter privado e, por conseguinte, comercial, a TV Zimbo privilegia a informação diária 

(noticiários) em detrimento de outros programas informativos; aposta em programa 

inovadores e sensacionalistas como o “fala Angola”. 

Em termos de programação, também segue o mesmo perfil e critério dos meios de 

comunicação social do estado que faz uma produção de notícias que não atropela a filosofia 

do poder, visto que os proprietários desse grupo são generais das forças armadas angolanas 

                                                           

 
29 A TV Zimbo é a primeira e única estação privada de televisão de Angola desde 2008. Nessa altura, não tinha sido aprovada nenhuma legislação específica que 

defina critérios e procedimentos transparentes para o licenciamento de canais de televisão, tal como estipula a lei de imprensa 
30 Fazem parte do mesmo grupo outros órgãos de comunicação social, a exemplo da radio mais, o jornal 

O Pais, Semanário Econômico, e as revistas Exame e Chocolate.   
31 https://www.makaangola.org/2018/10/besa-a-pilhagem-de-vicente-dino-e-kopelipa/, consultado aos 19 de janeiro de 2019. Anexo 6 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angola
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angola


 

 

21 

 

 

(Candumba 201: 33), contrariando a esperança do público de que “o grupo trouxesse uma 

nova filosofia de se fazer jornalismo em relação do que se assistia dos media estatal”. 

(Alfredo 2014, apud Candumba 2015, p. 33). Além de Luanda, a TV Zimbo conta com 

representações provinciais em Benguela e na Huíla. A estação privada define-se como uma 

televisão com um jornalismo social mais próximo das populações e quer ser ‘a voz e a 

imagem de um povo que tem muito a expressar e a conquistar. Ajudar a melhor acompanhar e 

contar a história do país com um jornalismo sério, rápido, verdadeiro, com contraditório, que 

busca mostrar a realidade e a vida das pessoas’32. 

 

3.2. A media e as eleições em Angola   

Entre 1970 a 1990 sucedem-se numerosos processos de transformações dos sistemas políticos, 

económicos e sociais, principalmente no Sul e Leste da Europa. O comunismo caiu no bloco 

de leste, regimes africanos de ideologia similar caíram e outros governos autoritários no 

continente abriram caminho a eleições multipartidárias. Estes processos não ficaram alheios 

para alguns países do continente africano, como Angola, que buscaram reordenar suas 

ideologias e seus sistemas políticos e económicos.  

Logo seguir à subida ao poder, com a proclamação da independência, o MPLA 

chamou para si a faculdade de exercer o poder constituinte originário33. Com a nova realidade 

jurídica, Angola adotou como modelo o sistema político comunista que implicava, entre 

outras, o centralismo político com apenas um único partido, com feições autoritárias e mesmo 

totalitárias (Gildo, 2012:17). Como resultado das opções políticas e ideológicas, a primeira 

República nasceu mergulhada numa profunda crise militar34. Após um longo período de 

guerra civil entre o MPLA e a UNITA, em 1991, Angola iniciou processo de transição para a 

democracia multipartidária, como resultado dos Acordos de Bicesse. Transição essa que foi 

ao mesmo tempo económica, política e militar, com o abandono oficial da ideologia marxista-

leninista pelo MPLA. 

                                                           

 
32 http://www.tvzimbo.com/quem-somos/ 

33 Constituição da República Popular de Angola, 1975, artigo 2.º (Araújo, 2000, Gildo 2012, p.17) 

34http://media.rtp.pt/memoriasdarevolucao/acontecimento/o-fim-do-imperio-colonial-em-africa independência -de-angola/, consultado em 13.03.2017. 



 

 

22 

 

 

A consagração, em 1992, de um novo texto constitucional propiciou um clima para 

exercício e materialização dos princípios e elementos característicos de um regime 

Democrático e de Direito, assentes na “pluralidade de partidos políticos, igualdade de todos 

perante a lei, liberdade de manifestação, liberdade de expressão e de imprensa” (Bonavides, 

1996, apud Diogo 2014, p.45). 

Foi com base neste clima de transição e reformas que foram convocadas as primeiras 

eleições multipartidárias legislativas e presidências35 em Angola, ocorridas nos dias 29 e 30 

de setembro de 1992. O veredicto final das eleições multipartidárias de 1992 dava aos 

partidos e candidatos presidenciais, mais votados, os seguintes resultados: o MPLA, ganhou 

as eleições com maioria simples, elegendo 129 dos 220 lugares no parlamento, enquanto a 

UNITA principal partido da oposição, elegeu 70 deputados. Os demais partidos elegeram; 

PRS 6; FNLA, 5; PLD, 3; outros 7 partidos (PRD; ADA; PSD; PAJOCA; FDA; PDP/ANA; 

PNDA) elegeram 1 deputado cada36. Nas eleições Presidências em que participaram 11 

concorrentes, o candidato do MPLA, José Eduardo dos Santos, conquistou 49,57% dos votos, 

enquanto o candidato da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, alcançou 40, 07% dos votos37. 

Tratava-se de empate técnico que obrigou a realização de uma segunda volta, mas, que nunca 

veio a suceder. Antes da sua concretização, o então líder da UNITA rejeitou os resultados das 

eleições, sob a alegação de ter havido fraude generalizada (Cafussa 2012:81)38. 

Passados quase dezassete anos após as primeiras eleições multipartidárias de 1992 e 

guerra civil, já em fase de reconstrução do país, a segunda república testemunhou a realização 

das segundas eleições legislativas entre 5 e 6 de setembro de 2008, depois de um interregno 

de 16 anos39. Concorreram 14 partidos políticos e uma coligação, mas apenas quatro partidos 

da oposição conseguem conquistar assentos parlamentares. Os resultados eleitorais 

                                                           

 
35 Este processo começou com o III Congresso do MPLA, realizado em 1990, acompanhado ao mesmo tempo com fortes negociações políticas e diplomáticas entre 

o MPLA e a UNITA e que se consubstanciaram nos acordos de Bicesse de 1991 (Hodges, 2003 at.al Gildo, 2012, p.18). 

36Fonte: African Election DataBase (http://africanelections.tripod.com/ao.html) Consultado 19 de Junho de 2019, 

37Fonte:  African Election Database (http://africanelections.tripod.com/ao.html) Consultado 19 Junho de 2019 

38A primeira volta das eleições presidências não foi conclusiva, tal como a segunda volta entre o Presidente José Eduardo dos Santos e o seu opositor, Jonas 

Savimbi, então Presidente UNITA, depois deste recusar aceitar os resultados, recomeçando o conflito armado. 

39A seguir a essas eleições teve lugar um recrudescimento da guerra civil. O governo sempre adiou novas eleições até 2008, argumentando que a reconstrução no 

pós-guerra era uma prioridade e um pré-requisito necessário para a realização de eleições.  

http://africanelections.tripod.com/ao.html)​
http://africanelections.tripod.com/ao.html)​
http://africanelections.tripod.com/ao.html
http://africanelections.tripod.com/ao.html


 

 

23 

 

 

configuraram uma Assembleia Nacional caracterizada pela esmagadora maioria do MPLA, 

com 81,6% dos votos, elegendo 191 deputados dos 220 em disputa; UNITA, elegeu 16; o 

PRS, 8; a FNLA, 3; e a ND, 2.40 Com o resultado, ‘‘o que era o domínio maioritário do 

MPLA assumiu proporções hegemónicas muito próximas das totalitárias, o partido do 

governo que já dominava a quase totalidade das instituições dos Estado’’ (Santos, 2009, apud 

Gildo, 2012, p.21). As eleições foram classificadas como “credíveis e transparentes” por 

observadores como a UE, e livres e justas pelas Nações Unidas e observadores internacionais. 

Porém são contestadas pelos partidos da oposição, sob alegação de fraude e denúncias 

eleitorais.41 

Dados da IDD&FKA.ADENAUER (2013), referem que os canais portugueses SIC e 

TVI não obtiveram autorização para cobrir as eleições, por terem outrora denunciado 

escândalos e abusos perpetrados pelo governo do MPLA. Assim, as eleições, não podem ser 

consideradas livres e justas apenas em razão do ato eleitoral. À medida que há desigualdade 

entre os partidos políticos no acesso aos meios de comunicação, bem como no tempo de 

antena concedido a cada um, a livre concorrência pelos votos se torna comprometida (idem, 

2013, p.123).  

Quanto à atuação da comunicação social, nessas eleições, a televisão pública 

transmitiu ao vivo os comícios do MPLA, mas censurou os trabalhos de reportagens da 

atividade da oposição42. Exibiu programas e noticiários que favoreciam o MPLA, em que 

contou com a presença de militantes seus, nas vestes de analistas políticos, em franca defesa 

do seu partido em detrimento da oposição43.  

Segundo Nelson António (2013), “na TPA1 o MPLA obteve 64,9% do tempo de 

antena dedicado aos partidos políticos; 64,2% na Radio nacional de Angola; e 57,1% no 

Jornal de angola. A UNITA, por sua vez, lhe foi dedicada 12,1% na TPA1; 12,4% na Radio 

                                                           

 
40 Dezasseis assentos parlamentares foram para a UNITA, oito para o Partido de Renovação Social (PRS), três para a Frente Nacional de Libertação de Angola 

(FNLA), e dois para a Nova Democracia. 

41 Relatório “Partidos políticos em Angola/, de Nelson Pestana e Inge Amundsen no âmbito do projeto de investigação sob cooperação institucional entre o Centro 

de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola e o Instituto Chr. Michelsen (CMI), consultado e  disponível aos 17 de Abril de 

2019,  https://issuu.com/cmi-norway/docs/4052-partidos-politicos-em-angola 

42 http://www.angonoticias.com/Artigos/item/19649/critica-a-media-angolanos-por-papel-na-campanha 

43Idem  

https://issuu.com/cmi-norway/docs/4052-partidos-politicos-em-angola
https://issuu.com/cmi-norway/docs/4052-partidos-politicos-em-angola
http://www.angonoticias.com/Artigos/item/19649/critica-a-media-angolanos-por-papel-na-campanha
http://www.angonoticias.com/Artigos/item/19649/critica-a-media-angolanos-por-papel-na-campanha


 

 

24 

 

 

nacional de Angola; e 19,7% no Jornal de Angola. Enquanto os demais partidos concorrentes 

não obtiveram mais do que 4,8%” (António, 2013, p.123). 

A 31 de agosto de 2012, acontecem as terceiras. Embora com uma percentagem menor 

de votos expressos do que em 2008, o MPLA manteve a maioria qualificada, elegendo 175, 

dos 220 deputados; a UNITA, 32; a estreante CASA – CE, 8; o PRS, 3; e a FNLA, 244 

(Anexo9). Com a vitória do MPLA, José Eduardo dos Santos, cabeça de lista é confirmado na 

função de Presidente da República. A UNITA aumentou a sua percentagem em cerca de 80%, 

duplicando o número de deputados. A CASA (Convergência Ampla de Salvação de Angola), 

fundada por um antigo dirigente da UNITA, Abel Epalanga Chivukuvuku, conseguiu 6%. A 

FNLA e o PRS passaram a valores insignificantes, e os outros partidos que concorreram não 

chegaram a eleger um único deputado. Fato relevante é que apesar das acusações e suspeitas 

de irregularidades, a oposição angolana aceitou os resultados e a vitória do MPLA. (Cafussa, 

2012:24). 

Durante este processo, as estruturas mantiveram uma estratégia virada para campanha 

de desinformação e propaganda. Em véspera das eleições, por exemplo, constatou-se que os 

Presidentes dos Conselhos de Administração (PCAs) da TPA e RNA foram estrategicamente 

substituídos. As novas direções empenharam na veiculação de uma hegemónica campanha de 

publicidade do governo durante o período eleitoral, prepara por uma equipa de marketeiros 

comandada por João Santana (BBC Brasil, 2012, António 2013: 145). 

Os meios de comunicação social públicos continuaram se revelando 

“manifestantemente” partidarizados, reservando tempo excessivo e desproporcional para 

notícias sobre o Presidente da República, o MPLA e as organizações ligadas a este partido, 

em detrimento dos demais partidos e associações da sociedade civil, em flagrante limitação a 

liberdade de imprensa e ao pluralismo de informações45. Inaugurações de obras, comícios e 

deslocamentos do candidato do MPLA eram exibidas ao vivo, em flagrante confusão entre 

partido e governo, candidato e presidente. A título de exemplo, na veiculação de informações, 

alguns programas ligados a campanha do MPLA, continuavam a ser veiculados, como 

                                                           

 
44Fonte: African Election Database (http://africanelections.tripod.com/ao.html). Consultado aos 19 Junho de 2019. 

45https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abel_Epalanga_Chivukuvuku
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abel_Epalanga_Chivukuvuku
http://africanelections.tripod.com/ao.html
http://africanelections.tripod.com/ao.html
https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola
https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola


 

 

25 

 

 

propaganda do Governo, contrariando o que estabelece a lei46. Ou seja, não havia distinção 

entre a propaganda do partido e a propaganda do Governo. A oposição, por sua vez, além de 

apresentar o seu programa de governo, usou o tempo de antena para criticar o partido no 

poder, bem como questionar a origem do dinheiro da família presidencial, suscitando a 

indignação do MPLA e da CNE. “Esta ameaçou retirar o tempo de antena a UNITA, 

revelando com este ato, a parcialidade de um órgão, em tese independente” (António 2013: 

145).  

A cobertura excessiva das atividades do Presidente do MPLA, a desigualdade do 

tempo de antena em favor do partido no poder e do seu candidato, e inexistência do 

contraditório na imprensa pública foram criticadas pelo sindicato dos jornalistas no seu 

relatório sobre as eleições (SJA, 2012, apud António, 2013, p. 146). Para o contexto eleitoral 

2012, a Missão de observação eleitoral da União Europeia concluiu que os meios de 

comunicação social estatais Angolanos não cumpriram com as normas eleitorais. Logo, 

eleições com desigualdade de tratamento pelos meios de comunicação social e no acesso aos 

meios de comunicação produzem resultados questionáveis, pois suprimem a livre e justa 

competição. 47  

Em 23 de agosto de 2017 foram realizadas as quartas eleições, cujo contexto político é 

descrito mais adiante. 

 

3.3. O que diz a Lei sobre Cobertura Eleitoral 

Nos processos de competição política, a igualdade no tratamento jornalístico em relação às 

forças políticas em contenda, é um princípio estruturante face à importância que a informação 

desempenha na formação da opinião pública. Ao longo do estudo de caso que vamos 

apresentar sobre a cobertura informativa das duas televisões generalistas vamos perceber que 

há candidatos com mais tempo de emissão do que outros e, que há candidatos que todos os 

dias vêm as suas ações de campanha cobertas em direto e outros não. 

A lei eleitoral (lei nº36/11) prevê um período de campanha eleitoral de trinta dias, 

contados da data que antecede a data do escrutínio e que termina a meia-noite do dia anterior 

                                                           

 
46 Número 8 do artigo 73º da Lei nº36/11 de 21 de dezembro, Lei Orgânica sobre eleições Gerais. 

47 Relatório de Observadores da União Europeia sobre a cobertura da media nas eleições de 2012   



 

 

26 

 

 

ao marcado para as eleições. Para o desenvolvimento de atividades que visem direta ou 

indiretamente promover as candidaturas às eleições, a lei estipula diretrizes específicas para 

os meios de comunicação social durante as eleições. Aos concorrentes são dadas condições de 

igualdade no acesso à televisão pública e privadas. 

A constituição angolana, nº2 do artigo 17º consagra o “pluralismo de expressão como 

a base do Estado democrático e de direito”, impondo que os partidos políticos devem ter 

acesso igual aos meios de comunicação social, de acordo com os princípios estabelecidos pela 

lei. Ou seja, da leitura da disposição compreende-se ser “sempre”, havendo eleições ou não. 

Tal princípio da igualdade de tratamento determina que as publicações - públicas ou privadas 

- devem assegurar imparcialidade aos partidos políticos, equilibro às diversas candidaturas48, 

sendo que os órgãos devem agir com rigor, profissionalismo e isenção em relação aos atos das 

campanhas eleitorais49. Logo, não se pode dar maior destaque a determinadas candidaturas em 

detrimento de outras com o fundamento, designadamente, da pretensa maior valia de um 

candidato e a irrelevância político-eleitoral de outro entre outras regras. Sendo “proibido 

qualquer órgão de comunicação social posicionar-se a favor de qualquer partido político, 

coligação de partidos ou candidatos concorrentes, nas matérias que publicar” 50.   

No que diz respeito aos meios de comunicação objeto do presente estudo (televisão), a 

lei “estabelece o tempo de antena que as estações devem proporcionar aos concorrentes e a 

obrigatoriedade de igualdade”51. À luz do direito de antena52, o tempo de utilização do espaço 

de antena é de cinco minutos diários entre as 18 e as 22 horas53. As faixas horárias atribuídas 

a cada concorrente são determinadas pela CNE através de uma lotaria aberta. 

 

 

                                                           

 
48 Artigo 64º da lei nº36/11- Lei Orgânica sobre Eleições Gerais 

49 Número 2 do artigo 65º da lei nº36/11 – Lei Orgânica sobre Eleições Gerais. 

50 Número 9 do artigo 74º da lei 36/11 de 21 de dezembro  

51 Número 1 do artigo 74 da lei nº36/11 de 21 de dezembro Lei Orgânica sobre eleições Gerais. 

52 O Direito de antena – distribuição de igual período de tempo na rádio e televisão estatais – foi o único espaço formalmente disponível para os partidos políticos 

durante o período da campanha eleitoral, uma vez que nenhum debate entre candidatos foi realizado. 

53 Nº1 do artigo 73, da Lei nº36/11 de 21 de dezembro, Lei Orgânica sobre eleições Gerais. 



 

 

27 

 

 

CAPÍTULO IV – ESTUDO DE CASO: COBERTURA DA CAMPANHA ELEITORAL 

PARA AS ELEIÇÕES GERAIS DE 2017 NA T.P.A. E TV. ZIMBO   

 

4. Contexto político das eleições de 2017 

De acordo com a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, compete ao Presidente da República 

convocar e marcar por decreto presidencial, a data das eleições gerais até 90 dias antes 

votação54, ouvida a Comissão Nacional Eleitoral e o Conselho da República.55. O processo de 

votação deve realizar-se até 30 dias antes do mandato deste.56. Assim, o Presidente da 

República marcava para 23 de agosto de 2017 a realização das quartas eleições gerais. 

Com nove milhões. 260 Mil 403 cidadãos, dos quais dois milhões e 600 mil de novos 

registados57, a este pleito concorreram cinco formações políticas e uma coligação58, sendo que 

a ordem respeita a sequência do boletim de voto aprovado pelo tribunal Constitucional.  

O sufrágio resultou na vitória para o MPLA com 61,10% do total de votos, sendo João 

Lourenço, cabeça de lista, eleito Presidente da República59. Segundo a mesma lei, o número 

dois da supracitada lista, “é eleito vice-presidente, e os demais integrantes eleitos deputados à 

assembleia nacional mediante sufrágio universal, direto, secreto e periódico”60. 

A Lei orgânica sobre eleições gerais, Lei nº36/11, atribuí a CNE a responsabilidade de 

coordenar o processo eleitoral, cujo objetivo “é garantir a realização do processo eleitoral 

livre, justo e transparente”61. Contudo, o processo de preparação confiado a um órgão 

governamental, o Ministério da Administração do Território (MAT), é criticado pelas forças 

políticas e organizações da sociedade civil, pois a lei determina que “os processos eleitorais 

                                                           

 
54 Número 2 do artigo 3º da Lei nº36/11, de 21 de dezembro de 2011 Lei Orgânica sobre eleições Gerais 

55 Número 1 do artigo 3º da lei nº 36/11, de 21 de dezembro de 2011 Lei Orgânica sobre eleições Gerais 

56 Número 2 do artigo 3º da Lei nº36/11, de 21 de dezembro de 2011 Lei Orgânica sobre eleições Gerais 

57www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/2/13/Angola-Registo-eleitoral-encerra-com-mais-nove-milhoes-eleitores-cadastrados,consultado aos 17 de 

Janeiro de 2019. Anexo 10   

58 Anexo 11: Quadro cabeça de lista, consultado na página da CNE, aos 12 de Dezembro de 2018 

59 De acordo com a Constituição Angolana, artigo 109, é eleito Presidente da República e titular do poder executivo o cabeça de lista, pelo círculo nacional, do 

partido ou coligação de partidos mais votados nas eleições gerais diretas e secretas. 

60 Artigo 131 do número 2 da CRA 

61O artigo 107º da CRA estabelece que “os processos eleitorais são organizados por órgãos de administração eleitoral independente”. Estes órgãos criados para o 

efeito, seria, a própria CNE, sendo que o critério inalienável de cada um deles é a independência do poder central. 

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/2/13/Angola-Registo-eleitoral-encerra-com-mais-nove-milhoes-eleitores-cadastrados,
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/2/13/Angola-Registo-eleitoral-encerra-com-mais-nove-milhoes-eleitores-cadastrados,


 

 

28 

 

 

são organizados pelos órgãos de administração eleitoral independente, cuja estrutura, 

funcionamento e competência são definidos por lei”62.  

Apesar de críticas e denúncias de irregularidades da oposição, a atualização do registo 

eleitoral prosseguiu o seu percurso normal, por parte das autoridades responsáveis. A UNITA 

chegou a ponderar convocar uma manifestação contra aquilo que considerava serem 

“irregularidades em curso no processo eleitoral em Angola”63 

O antigo primeiro-ministro, Marcolino Moco considerava que o registo eleitoral feito 

pelo executivo “é inconstitucional, chamando atenção para a ‘’falta de vergonha dos tribunais 

perante atos inconstitucionais no processo eleitoral, com a condução do registo eleitoral a 

liderar a lista” 64 

Também a não vinda da missão de observadores da União Europeia, ocupou o espaço 

mediático antes da campanha eleitoral. O convite do Presidente angolano cessante, José 

Eduardo dos Santos, para a UE enviar uma missão de observação eleitoral chegou a Bruxelas 

no dia 27 de Junho, pelo que não houve tempo para preparar a deslocação.  

Segundo Ana Gomes, Euro Deputada, em entrevista à Agência Lusa, “a missão de 

observação foi inviabilizada porque o governo angolano não deu as condições elementares, 

que são padrão, de acesso e de imparcialidade para o funcionamento da missão”.65 Em 

resposta, o então ministro angolano dos negócios estrangeiros, Georges Chikoti, afirmava: 

“Não esperamos que alguém nos vá impor a sua maneira de olhar as eleições e nos venha dar 

alguma lição, como também não pretendemos dar lições em termos de eleições”.66  

Os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral ficaram marcados com o aumento 

de casos de intolerância política denunciados pelos partidos da oposição, sobretudo pela 

UNITA, envolvendo o MPLA. “No Huambo, a Human Rights Watch documentou incidentes 

de violência contra delegação da UNITA que tentavam fazer campanha durante o período de 

campanha eleitoral…. Em Benguela foram registados dois casos de violência durante a 

                                                           

 
62 Artigo 107 da CRA 

63https://www.portaldeangola.com/2016/10/27/samakuva-ameaca-convocar-manifestacao-contra-irregularidades-no-registo-eleitoral, consultado aos 22 de Abril de 

2019. Anexo 12. 

64 http://pt.rfi.fr/angola/20161028-registo-eleitoral-debaixo-de-criticas-em-angola, consultado aos 22 de Abril de 2019. Anexo 13 

65 https://www.dn.pt/lusa/interior/angolaeleicoes-eurodeputada-ana-gomes-diz-que-luanda-fez-convite-a-fingir-para-missao-de-observacao-8673437.html. Anexo 14 

66 https://www.dw.com/pt-002/angola-recusa-se-a-assinar-memorando-para-observação-das-eleições-pela-ue/a-39711434. Anexo 15 

https://www.dn.pt/lusa/interior/angolaeleicoes-eurodeputada-ana-gomes-diz-que-luanda-fez-convite-a-fingir-para-missao-de-observacao-8673437.html
https://www.dn.pt/lusa/interior/angolaeleicoes-eurodeputada-ana-gomes-diz-que-luanda-fez-convite-a-fingir-para-missao-de-observacao-8673437.html
https://www.dw.com/pt-002/angola-recusa-se-a-assinar-memorando-para-observação-das-eleições-pela-ue/a-39711434
https://www.dw.com/pt-002/angola-recusa-se-a-assinar-memorando-para-observação-das-eleições-pela-ue/a-39711434


 

 

29 

 

 

campanha eleitoral nas áreas rurais do município de Balombo. Nos dois casos, a polícia 

interveio para impedir o escalar da violência, mas não houve evidências de alguém ter sido 

processado judicialmente”67. O MPLA, segundo o documento da Human Rigths, afirma que 

“tais incidentes resultam duma expressão espontânea de ressentimento popular contra a 

UNITA, por atrocidades cometidas durante a guerra”. 

Por fim, outra ocorrência de repercussões também com consequências no enfoque 

mediático foi O vídeo do candidato a deputado pela CASA-CE Makuta Nkondo68. De acordo 

com a tradução, o político, que falava em língua local Kikongo, na presença do líder da 

coligação, Abel Chivukuvuku, incentiva a juventude a “pôr fogo nas administrações locais e 

em carros”. Um comportamento que viola as normas éticas, pois, a lei proíbe durante a 

campanha eleitoral o uso de expressões que “constituam crimes de difamação, calunia ou 

injuria, apelo à desordem ou a insurreição ou o incitamento ao ódio, à violência ou a guerra” 

69 e tais atitudes podem dar lugar a responsabilidade civil70. 

O polémico vídeo, com notoriedade no final da campanha eleitoral chegou a ser 

emitido pela TPA, com legenda em português. O candidato a deputado pela CASA-CE, 

reconheceu a autenticidade do vídeo, mas diz ter “sido manipulado com fins eleitoralistas. Foi 

gravado num comício realizado no Soyo em 2015”71. Para muitos analistas o vídeo visou não 

o deputado, mas sim o líder e candidato da coligação da CASA-CE Abel Chivukuvuku. No 

telejornal do dia 21, a TPA exibiu um vídeo fora do contexto, fazendo comparação com as 

declarações de Abel Chivukuvuku quando em 1992 defendia “Somatização de Angola”, em 

caso da “publicação dos resultados eleitorais de favor do MPLA”72. 

A poucas horas do fecho da campanha eleitoral, João Lourenço, candidato do MPLA, 

não deixou passar o caso. "Mas o que mais nos repugna é o fato de o líder dessa coligação ter 

                                                           

 
67 Relatório da Human Rights Watch sobre o processo eleitoral de 2017. 

68 Anexos: 16, 17 e 18 

69 Artigo 67º da Lei nº36/11 de 21 de dezembro, Lei Orgânica sobre eleições Gerais: proíbe a publicação de artigos difamatórios, que incitem à desordem, 

insurreição violência ou à guerra. 

70 Artigo 68º da Lei nº36/11 de 21 de dezembro, Lei Orgânica sobre eleições Gerais  

71 https://www.portaldeangola.com/2017/08/22/makuta-nkondo-acusa-tpa-de-manipulacao/, entrevista a Voz de América no dia 22 de Agosto de 2017. Anexo 19 

72 Anexo 20 

https://www.portaldeangola.com/2017/08/22/makuta-nkondo-acusa-tpa-de-manipulacao/
https://www.portaldeangola.com/2017/08/22/makuta-nkondo-acusa-tpa-de-manipulacao/


 

 

30 

 

 

estado ao lado e não ter tugido nem mugido, como se diz na gíria. Talvez tenha uma razão”73. 

É neste contexto que se devolve a extensão cobertura por parte dos órgãos de comunicação 

social angolanos.  

 

4.1 Como se fez a campanha eleitoral na televisão generalista angolana 

Depois de contextualizarmos o ambiente político antes e durante a campanha eleitoral, 

vejamos como decorreu a campanha eleitoral na televisão angolana.  

Antes, é preciso realçar que a cobertura da campanha eleitoral na televisão angolana 

evidenciou, de forma geral, a luta entre os candidatos, sobre as suas posições política no 

decorrer da campanha. Da mesma forma, a cobertura da campanha ficou-se também na 

opinião e comentário dos candidatos acerca dos temas da atualidade económica, política e 

social.  

Portanto, ao examinarmos o tempo que os dois canais dedicaram à campanha eleitoral 

nos respetivos noticiários televisivos da noite, queremos ajuizar a importância que ambas as 

estações deram ao acontecimento. Assim, constatamos que os dois canais abriram o noticiário 

da noite, do dia 23 de Julho, com o início oficial da campanha eleitoral em todo o país.  

Sendo uma situação compreensível, tendo em conta a atualidade do tema, pois “quanto 

maior for a ênfase dos media sobre determinado tema maior será o incremento da importância 

que os membros de uma audiência atribuem a esse tema enquanto orientadores da opinião 

pública” (Saperas, 1993, apud Brandão, 2010, p.15). Uma realidade que vamos desenvolver 

no subcapítulo sobre a hierarquia no alinhamento. 

Neste contexto, realizando uma síntese ao referido estudo e, mais precisamente, a 

análise quantitativa do telejornal da TPA ao longo dos 30 dias de campanha (figura nº1), 

constatou-se que o serviço público de televisão dedicou 469 minutos e 14 segundo do seu 

espaço as atividades dos partidos políticos.  

Já a estação privada emitiu no jornal da noite 553 minutos e 26 segundos da campanha 

eleitoral. Em percentuais, a média diária de duração da campanha no telejornal é de 14.2 

minutos, enquanto no Jornal da Zimbo, é de aproximadamente 20,2 minutos. Tal acréscimo 

                                                           

 
73 Anexo 21 



 

 

31 

 

 

do tempo superior aos habituais justifica-se em função do interesse que o assunto suscitou a 

nível do país. 

 

420

440

460

480

500

520

540

560

TPA TV ZIMBO

469,14

553,26

Fig. 1:  Duracão da cobertura da campanha eleitoral nos noticiarios da TPA  e 
TV Zimbo

 

 Logo, tais dados levam-nos a comprovar que a campanha eleitoral dominou a 

atualidade informativa na televisão angolana. Em função dos valores apurados, concluímos 

que a TPA é a que menos tempo dedicou à campanha eleitoral de 2017, e consequentemente, 

foi a televisão que deu menos importância, em termos quantitativos, às ações de campanha no 

telejornal. 

Depois da apresentação destra conclusão genérica, sobre o tempo que a campanha 

eleitoral ocupou nos noticiários, vejamos o que há a dizer em relação a cada um dos aspetos 

considerados neste estudo, nomeadamente, a hierarquização no alinhamento do bloco de 

campanha e de quem entra primeiro, o espaço destinado a cada candidato/ número e tempo de 

cada peça, os protagonistas e os diretos na campanha. 

 

4.2 Hierarquia no alinhamento do bloco de campanha em cada estação 

Como já observamos, do primeiro ao último dia da campanha eleitoral, as duas estações 

emitiram diariamente notícias relativas ao assunto mais a hora de entrada da campanha no 

alinhamento variou.  

Para Enric Saperas, quanto maior for o enfase dos media sobre determinados temas 

maior será o incremento da importância que os membros de uma audiência atribuem a esses 

temas enquanto orientadores da opinião pública (Saperas, 1993, apud Brandão 2010, p. 15).  

Portanto, a importância que os meios de comunicação dão aos temas que divulgam, 

pode alterar as atitudes e as opiniões dos seus recetores, porque a mensagem que transmitem 



 

 

32 

 

 

contribui para que o público compreenda os principais acontecimentos políticos, sabendo os 

seus problemas e consequências e, desse modo retirar as suas conclusões finais (Jasperson, 

1998, apud Nunes, 2012, p. 24). 

 

19:26

19:40

19:55

20:09

20:24

20:38

20:52

23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Fig. 2: Entrada de campanha eleitoral no alinhamento do noticiario da TPA 
e TV Zimbo

TPA TV ZIMBO

 

 

Portanto, importa perceber a importância dada ao tema na hierarquia do alinhamento, 

já que no “jornal televisivo as notícias são apresentadas por ordem de importância, pois a 

hierarquização das informações no Telejornal obedece às regras gerais, bem como uma serie 

de elementos próprios da media:... é necessário compor o telejornal alternando os seus 

assuntos e as sua categorias de informações, reagrupando as suas “informações que têm uma 

unidade de sentido em função dos seus objetivos, causas e consequências (Jespers, 1998, apud 

Brandão, 2010, p.17. Portanto, o interesse pelo tema justifica a hora que o assunto é alinhado 

ao longo da campanha. 

A figura 2, indica-nos que, em comum os dois canais abriram os noticiários da noite 

sobre o início oficial da campanha eleitoral. Este foi, aliás, o dia em que a TPA deu honras de 

abertura de campanha. A TV Zimbo fez da campanha eleitoral como tema de abertura, por 

três vezes, no Jornal da Zimbo, sendo que na TPA, a campanha eleitoral foi incluída no 

segundo bloco, logo apos os primeiros 15 minutos do noticiário, com o espaço denominado 

“Eleições 2017”. 

Do estudo verificamos que na TV Zimbo há variações na hora de entrada sobre o 

assunto. A estação privada chega a colocar as ações dos candidatos antes e depois do 

intervalo, alternando a abordagem do assunto no primeiro e terceiro blocos. Nos 30 dias de 

campanha o tema foi por várias vezes remetido para depois das 20h15. 



 

 

33 

 

 

Concluímos que, no alinhamento, a TV Zimbo foi a estação de televisão que mais 

valorizou a campanha eleitoral, sendo o tema hierarquizado de forma heterogénea. Portanto, 

com a exceção do dia de arranque da campanha eleitoral, os critérios na hierarquização do 

tema nos jornais televisivos pouco têm em comum. 

 

4.2.1. Ordem de entrada no espaço da campanha 

Depois de analisamos a hierarquia no alinhamento do bloco de campanha em cada estação na 

cobertura das ações, vamos agora ver a ordem de entrada no espaço da campanha eleitoral na 

TPA e TV Zimbo.  

Como ponto de partida, as televisões podem, segundo Sá Couto avaliar a 

hierarquização em função de quatro fatores: colocação dos candidatos nas sondagens, 

representatividade de cada candidato tendo em conta o partido/partidos que os apoia, a 

importância de ação de campanha, sujeita uma avaliação diária, ou, por último, uma 

hierarquização equitativa entre os concorrentes às eleições (Couto 20016: 82), pois “a ordem 

de entrada dos candidatos pode dar ao telespectador a noção de quem vai à frente”. 

Por isso, neste jogo eleitoral que se desenrola de uma forma decisiva na televisão, a 

hierarquização dos candidatos é fundamental. Assim, vamos ocupar-nos somente da análise 

do número de vezes que cada candidato surge na primeira posição no alinhamento do 

noticiário das duas televisões. A figura 3 apresenta os resultados a esse respeito obtidos nos 

dois canais.  

 

 

 

Nos 30 dias da campanha eleitoral, João Lourenço merece abertura, 28 vezes no 

telejornal da TPA. Nos dois dias que restaram foram divididos pelos candidatos do PRS e da 

UNITA. Assim, Benedito Daniel abriu o bloco no telejornal do dia 4 de agosto, com o tempo 



 

 

34 

 

 

de 1 minuto e 26 segundos, e Isaías Samakuva vê a sua ação da campanha à frente de outros 

candidatos no telejornal, com 1 minuto e 45 segundos.  

A TV Zimbo, dá também mais honras de abertura ao candidato do partido no poder, 

em relação ao candidato apoiado pela UNITA. João Lourenço aparece 25 vezes em primeiro 

no alinhamento do jornal da noite. Já as ações de campanha de Isaías Samakuva abriram o 

bloco 2 vezes, e uma vez para Abel Chivukuvuku. Os demais concorrentes, viram as 

atividades ser enquadradas no meio do bloco dedicado a campanha eleitoral.  

Assim, para uma análise qualitativa e dos temas abordados, vamos nos concentrar em 

Aléxis de Tocqueville, que compara a campanha eleitoral como um desporto e um espetáculo 

(Couto, 2016, p.100).  

Na análise da cobertura jornalística da imprensa, Thomas E. Patterson (1994) observa 

mudança do enfoque dos temas da governação para o enfoque “jogo. O autor, citado por Sá 

Couto (2016) considera que na categoria “jogo” se encaixam as estórias que dizem respeito à 

estratégia e o sucesso eleitoral enquanto que os temas de governação consistem nas políticas 

que os candidatos defendem para o país (ibidem).  

Ao longo de toda a campanha os candidatos de oposição optaram por fazer do 

candidato do partido da situação o alvo das suas críticas. Entre os temas da governação 

destacados pelos candidatos estava a crise social e a situação económica do país, sendo que a 

principal mensagem tem assim a ver com os ataques políticos, a resposta, ou fuga à resposta, 

aos ataques de outros candidatos ou o apelo ao voto.  

Antes e durante a campanha, foi possível observar os media a transformarem atos 

“insignificantes” em eventos de propaganda, e ao mesmo tempo, dava-se mais espaço a uma 

atividade de um comité local do MPLA do que a liderança de qualquer partido74. Outro sim, 

as notícias na televisão durante a campanha marcadas pela completa ausência de quaisquer 

vozes críticas do governo.  

Sendo que, o comportamento da média suscitou reações negativas por parte dos 

partidos contra os jornalistas. A CASA – CE chegou a prescindir da cobertura televisiva, ao 

expulsar uma equipa da estação pública de televisão, na província do Kwanza Sul, por 

considerar que a abordagem jornalística da atividade política não ia de encontro com a 

realidade no terreno75, acusando os órgãos de comunicação de favorecimento a favor da 

candidatura de João Lourenço. 

                                                           

 
74 Anexos 22 e 23 

75 Anexo 24 



 

 

35 

 

 

A TPA foi fortemente criticada por ter realizado na província de Benguela, um dos 

seus programas “Fala Claro”.76 Para o deputado da UNITA, Adalberto da Costa Júnior tratou-

se de “uma agressão a tudo quanto possa representar a deontologia jornalística; a negação 

completa do que significa isenção em comunicação. Faltou pluralismo quando fez também 

cobertura em direto de todo o comício do candidato do MPLA, o que não faz com os outros 

candidatos” 77.  

A CNE absteve-se totalmente de comentários não tomando alguma medida apesar dos 

vários exemplos de violação das provisões legais sobre igualdade de acesso aos media 

estatais. Salvo as queixas da TPA contra o partido UNITA e a CASA-CE, consubstanciadas 

na violação de regras aprovadas pela CNE durante essa fase do processo admitida pela porta-

voz78. 

O fraco papel desempenhado pela CNE como órgão supervisor tornou-se ainda mais 

evidente durante o período de campanha, quando esta falhou ao não tomar qualquer medida 

como resposta às violações da lei eleitoral cometidas pelo partido no poder.79. Por exemplo, a 

CNE não fez qualquer pronunciamento público para reforçar a igualdade de acesso aos media 

estatais, ou tomar uma ação para parar o abuso na utilização pelo partido no poder dos 

recursos do Estado.  

Nos últimos dias da campanha, o noticiário da TPA foi dominado por inaugurações do 

Presidente José Eduardo dos Santos que chegaram a ocupar um terço dos 120 minutos do 

noticiário da televisão80. Essas visitas presidências e outros eventos relacionados com a 

inauguração e projetos de infraestruturas foram cobertos sem que houvesse uma distinção 

entre o papel do partido e o papel do estado81.  

                                                           

 
76 Anexos 25 e 26: O Programa “Falar Claro” emitido em Benguela, dia 7 de julho de 2017, para fazer o alinhamento a propaganda eleitoral do candidato do MPLA, 

João Lourenço, que se encontrava naquela região de Angola 

77https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola-deontologia-ao-favorecer-joao-

lourenco&catid=8:bastidores&lang=pt&Itemid=1071 

78https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/7/31/Eleicoes-2017-CNE-recebeu-apenas-duas-reclamacoes-desde-inicio-campanha-eleitoral,2b665453-

56b2-432c-9274-8f4c339445aa.html . Anexo 27 

79Segundo a Lei Eleitoral, caso a CNE não tome uma postura para evitar o desequilíbrio na cobertura da campana eleitoral, os partidos políticos podem recorrer ao 

Tribunal Constitucional, à luz do artigo 180º, nº2, C da CRA 

80 Relatório eleições gerais 2017, produzido pela Handeka Associação cívica, sobre a cobertura da media na campanha eleitoral. 

81 Anexo 28, Jornal da Zimbo 

https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola-deontologia-ao-favorecer-joao-lourenco&catid=8:bastidores&lang=pt&Itemid=1071
https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola-deontologia-ao-favorecer-joao-lourenco&catid=8:bastidores&lang=pt&Itemid=1071
https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola-deontologia-ao-favorecer-joao-lourenco&catid=8:bastidores&lang=pt&Itemid=1071
https://mail.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=28503:tpa-viola-deontologia-ao-favorecer-joao-lourenco&catid=8:bastidores&lang=pt&Itemid=1071
https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/7/31/Eleicoes-2017-CNE-recebeu-apenas-duas-reclamacoes-desde-inicio-campanha-eleitoral,2b665453-56b2-432c-9274-8f4c339445aa.html
https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/7/31/Eleicoes-2017-CNE-recebeu-apenas-duas-reclamacoes-desde-inicio-campanha-eleitoral,2b665453-56b2-432c-9274-8f4c339445aa.html
https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/7/31/Eleicoes-2017-CNE-recebeu-apenas-duas-reclamacoes-desde-inicio-campanha-eleitoral,2b665453-56b2-432c-9274-8f4c339445aa.html
https://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/7/31/Eleicoes-2017-CNE-recebeu-apenas-duas-reclamacoes-desde-inicio-campanha-eleitoral,2b665453-56b2-432c-9274-8f4c339445aa.html


 

 

36 

 

 

Tais notícias que se referissem ao governo eram feitas de forma elogiosa, a anunciar 

novos projetos, como se tratando de propaganda, dando vantagem ao concorrente 

partido/estado e, portanto, contabilizados com tempo atribuído ao MPLA, em violação a lei.82  

O caráter político – partidário dos eventos, associando os novos projetos de 

infraestruturas do MPLA, foi enfatizado com entrevistas a membros do partido que estavam 

presentes, ou no caso da televisão, através da frequente inclusão de imagens de bandeiras e 

cartazes partidários. Acresce que os noticiários da TPA1 durante a campanha regularmente 

cobriram em várias províncias, eventos em que antigos membros dos partidos da oposição 

eram apresentados como dissidentes da UNITA, PRS e CASA CE, sendo a cobertura seguida 

de declarações públicas incitando a população a votar a favor do MPLA.83 

Aos partidos políticos da oposição não foi dada a oportunidade de divulgar as suas 

opiniões sobre táticas de campanha injustas do partido no poder, ou fazer contraditório sobre 

acusações que lhes foram feitas nos media estatais84.  

Por exemplo, num dos noticiários, a TPA emitiu uma reportagem de 12 minutos sobre 

declarações de um antigo combatente, acusando a UNITA de desvirtuar as suas declarações 

no tempo no direito de antena85. A UNITA não foi dada direito de resposta., e como 

alternativa, fez uso do seu espaço no “direito de antena” para apresentar a sua versão sobre os 

fatos.  

Além de todas as referências já feitas, os órgãos de comunicação social público assim 

como a TV Zimbo, criaram espaços nos quais apresentavam conteúdos institucionais86 como 

sendo informações jornalísticas87.  

A TV ZIMBO violando todos os princípios deontológicos como a isenção e a 

imparcialidade (artigo 7º, lei nº11/17, de 23 de janeiro) e assumindo-se como parte no 

processo eleitoral, passou a exibir um espaço ao qual designou “caminhos para a paz”, 

exibindo imagens de guerra, com o candidato da CASA CE e o partido UNITA no centro das 

                                                           

 
82Artigo 72º da Lei nº36/11 – lei Orgânica Sobre Eleições Gerais  

83 Anexo 29 e 30: Telejornal da TPA, dos dias 15 e 17 de agosto, em que era noticiado o abandonam e posterior ingresso de militantes da UNITA, CASA CE e PRS, 

para as fileiras do MPLA 

84 Anexos 31 e 32 

85 Anexos 33 e 34 

86 São conteúdos que deveriam ser identificados como institucionais, tal como recomenda a Lei de Imprensa (lei nº1/17 de 23 de janeiro, nos termos do nº2 do artigo 

88), e nunca apresentado pelos jornalistas, em respeito às incompatibilidades na Lei do estatuto dos Jornalísticas, nos eu artigo 5º 

87 Anexo nº 35 



 

 

37 

 

 

atenções. Nos debates eram visíveis análises tendenciosamente negativas. Os discursos do 

candidato do MPLA eram quase todos sublinhados88. 

Esta constatação foi igualmente registada por outras entidades nacionais. Para a 

Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) “houve por parte de alguns órgãos, 

sobretudo os órgãos estatais, formas de privilegiar uma candidatura e vocês conhecem".89 O 

Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) apesar de atribuir nota negativa quanto a cobertura 

da imprensa90, chegou a condenar a atitude dos concorrentes, por entender que qualquer 

reclamação devia ser endereçada à CNE, órgão responsável por fazer cumprir a lei.  

Tal era a imparcialidade que, a missão de observadores das eleições da SADC chegou 

a conclusão de a imprensa estatal não cumpriu os padrões internacionais de eleições e 

provisões da lei angolana sobre a igualdade de tratamento para os concorrentes91.  

Posição contrária teve o ministério a comunicação social que considerou isento e 

imparcial o trabalho dos órgãos de comunicação social, apelando aos jornalistas uma maior 

dedicação e profissionalismo na cobertura da campanha.92  

Os dados permitem concluir um certo favoritismo dos meios de informação por João 

Lourenço, em relação a abertura do noticiário. A ausência de imparcialidade na cobertura da 

campanha e na divulgação de programas eleitorais por parte das duas estações. Portanto, João 

Lourenço dominou os noticiários da televisão. 

 

4.3 Espaço destinado a cada formação política 

O noticiário televisivo, como refere Nuno Brandão, citando o grupo Media da Universidade 

de Glasgow, favorece certos indivíduos e instituições ao conceder-lhes mais tempo e realce, 

mas, mais do que isso, também se refere “a imagem da sociedade em geral” (Brandão, 2010, 

p.17).  

Assim, mais importante que o equilíbrio jornalístico é o enquadramento conceptual e 

ideológico básico através do qual os acontecimentos são apresentados em consequência do 

qual eles recebem um significado dominantes/primário (Morley, 1976, apud Brandão, 2010, 

p17). O espaço destinado a cada formação política e a forma como os concorrentes são 

                                                           

 
88 Anexos 36, 37, 38, 39 e 40 

89Dom Filomeno Vieiras Dias, em entrevista a Radio Eclésia. Disponível: https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-

40345781 

90https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-40345781 

91 Relatório da Missão de Observação da união africana nas eleições gerais de Angola – 23 de agosto de 2017, Luanda 25 de agosto de 2917. 

92 Anexos 44 e 45 

https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-40345781
https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-40345781
https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-40345781
https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-40345781
https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-40345781
https://www.dw.com/pt-002/imprensa-angolana-tem-mau-desempenho-nas-eleiçoes/a-40345781


 

 

38 

 

 

apresentados na comunicação social, exercem influência sobre o eleitorado, de forma positiva 

ou de forma negativa (Katz, 1973, Robinson, 1983, 1986, Carvalho, 2010, p. 51), dai a 

exigência legal de rigor na distribuição equitativa de espaço às diversas formações políticas 

concorrentes. 

Os dados gráficos apresentados na figura 4 refletem o número de peças jornalísticas 

emitidas no espaço da TPA e TV Zimbo. Tais dados demostram o comportamento dos órgãos 

mencionados, sobre o tratamento dado a cada concorrente.  

No serviço público da televisão, análise indica que no total de 220 peças, João 

Lourenço foi acompanhado por 96 peças, segue-se Isaías Samakuva com 34 peças, Abel 

Chivukukuvu com 26, Benedito Daniel 26, Lucas Ngonda 21 e Quintino Moreira com 17 

peças. Já a estação privada, as ações acerca do programa e da campanha de candidatos, o 

MPLA destaca-se com 62 peças; a UNITA e a CASA -CE, com 26 e 21 peças respetivamente, 

havendo a grande distancia um segundo grupo integrado por FNLA, PRS e APN. 

 

 

 

Por outro lado, vale apena analisar a duração de cada reportagem nas duas estações e 

compará-las: sendo que em media a duração de cada reportagem na TPA é de 4 minutos e 20 

segundos e, na TV Zimbo são 2 a 3 minutos. 

Na observação quantitativa, ao longo dos 30 dias de campanha (figura 5), por 

exemplo, a TPA concedeu as ações do candidato do MPLA 294,21 minutos; perto de 40 

minutos esteve o líder do maior partido de oposição, Isaías Samakuva; o candidato do PRS foi 

lhe concedido 31 minutos e 25 segundos, o da CASA - CE 38 minutos e 40 segundos; a 

FNLA 31, 54 minutos e, Quintino Moreira com 26 minutos 2 segundos. Na TV Zimbo, o 

candidato apoiado pelo MPLA também merece a maior cobertura em relação ao tempo total 



 

 

39 

 

 

das reportagens emitidas no Jornal da Zimbo. A estação privada dedicou mais de 353 

minutos; o candidato apoiado pela UNITA perfaz um total de 56 minutos 17 segundos; a 

coligação CASA CE 54,57 segundos; a FNLA 34 minutos e 57 segundos, PRS 30 minutos e 5 

segundo, APN 23 minutos e 27 segundos. 

Nessa análise, nota-se que os dois órgãos em causa mantiveram a sua parcialidade no 

tratamento dos partidos políticos, sendo que a TPA e TV Zimbo, concederam nos seus 

principais serviços noticiosos acima de 100 minutos para o candidato do partido MPLA. 

Assim, no serviço público de televisão, as reportagens sobre atividades de João Lourenço, 

ocupavam mais de 15 minutos/dia no total, com uma grande desvantagem para os demais 

principais concorrentes, como Isaías Samakuva e Abel Chivukuvuku. 

 

 

 

Genericamente, em termos percentuais (figura 6), constatamos que 56% do tempo da 

duração total das reportagens emitidas no telejornal da TPA, dizem respeito às ações relativas 

ao candidato apoiado pelo MPLA, seguidas de 13% UNITA e 10% APN e PRS. Curioso é a 

última posição ocupada pela CASA CE de Abel, com 80%. É notório a existência de dois 

candidatos em igualdade de circunstâncias no que diz respeito ao tempo de peças emitidas no 

Telejornal. Na TV Zimbo, João Lourenço ocupa 52% do tempo de reportagens emitidas, 

Isaías Samakuva 15%, Abel Chivuvukuku 18%, Lucas Ngonda 9%, Benedito Daniel 9%, e 

Quintino Moreira 5%. 

É também, importante destacar que, em determinados dias da campanha eleitoral, nem 

todos os candidatos tiveram cobertura no telejornal. 

Por exemplo, dos dias 2, 11, 15 e 16 de Agosto, não se registou nenhuma notícia sobre 

a campanha eleitoral do candidato Isaías Samakuva; nos dias 26, 27, 28 de Julho e 2, 11, 21 



 

 

40 

 

 

de Agosto, não houve nenhuma notícia sobre a campanha eleitoral do candidato Abel 

Chivukuvuku; nos dias 30 de julho e 10 de agosto, não se registou nenhuma notícia sobre a 

campanha de Bendito Daniel; a campanha do candidato Lucas Ngonda não mereceu honras de 

cobertura nos dias 24, 26, 28 de Julho e 1, 4, 6, 10, 14, 17, 20 de agosto; enquanto nos dias 

24, 26 e 31 de Julho, 3, 4, 6, 7, 10, 12, 14, e 20 de agosto, não se registou nenhuma notícia 

sobre a campanha eleitoral do líder de APN. 

 

 

 

Na análise as reportagens sobre as atividades partidárias emitidas pelas duas estações, 

constatamos que havia sim razões para as queixas em relação ao tratamento discriminatório, 

pelos menos em relação ao tempo emitido sobre as ações de campanha das suas candidaturas.  

Pois, verificamos que durante os noticiários foi dado mais espaço ao candidato 

apoiado pelo MPLA, não procedendo do mesmo modo com os outros candidatos93. Logo, os 

resultados traduziram-se no incumprimento da lei94 dos dois canais.  

De modo geral, em termos de espaço dedicado durante a campanha eleitoral na 

televisão angolana, concluiu-se que o candidato do MPLA foi a quem terá sido destinado 

mais espaço nas duas estações, tendo os candidatos da UNITA e a CASA CE, beneficiado de 

menos espaço.  

Comprova-se uma das principais hipóteses em análise neste estudo, sobre a 

possibilidade de todos os candidatos às eleições gerais não terem sido alvo de cobertura 

                                                           

 
93 Artigo 64º, da Lei nº36/11 de 21 de dezembro, Lei Orgânica sobre eleições Gerais. 

94O nº 9 do artigo 73º da Lei nº36/11 de 21 de dezembro, Lei Orgânica sobre eleições Gerais, proíbe que os órgãos de comunicação social se posicionem a favor de 

qualquer partido político, coligação de partido ou candidatos concorrentes, nas matérias que publicar.  



 

 

41 

 

 

idêntica no Telejornal da TPA e TV Zimbo, durante o período de campanha eleitoral. Logo, 

nenhuma das duas estações cumpriu com a exigência legal de igual tratamento às candidaturas 

concorrentes às eleições gerais de 2017. 

A igualdade de oportunidade não significa, no entanto, tratamento igual. Felisbela 

Lopes entende que, apesar de não haver nada que “deva diferenciar o serviço público das 

televisões privadas, na essência, há obrigatoriedade a que o serviço público está sujeito, isto é, 

acompanhar os pequenos partidos” (Lopes, 1999:86). 

Assim, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento das candidaturas é seguida pelo 

serviço público de televisão, durante a campanha eleitoral, porque a lei assim o obriga, 

enquanto o operador privado se rege unicamente por critérios jornalísticos.  

Mas do que os critérios comerciais, devemos concordar com Cadima, quando defende 

que, toda a informação - desde os meios do Estado aos operadores privados – deveria ser, 

serviço público, em acordo com a ética, deontologia e a responsabilidade que se exige aos 

meios, respeitando o superior interesse da sociedade e da cidadania (Cadima 2011: 22). 

 

4.3.1 Diretos na campanha 

Ao longo da campanha eleitoral os diferentes candidatos organizaram em várias zonas do país 

ações que reuniam militantes e que mereceram a atenção da media. Relativamente à forma das 

notícias, a quase totalidade foi transmitida em diferido, isto é, a emissão foi feita através de 

peças televisivas gravadas e editadas. Estes dados podem justificar-se pela escassez de meios 

para a transmissão do direto ou pela tendência de recorrer à emissão de peças televisivas em 

diferido, pois, “quando o comício é transmitido, em direto e integralmente, pela televisão, 

mantêm-se a fonte, já que aqui a TV desempenha tão-somente o papel canal” (Gouveia, 2002 

apud, António, 2012, p.86).  

Portanto, se em relação ao tempo das reportagens dos candidatos e hierarquia no 

alinhamento as televisões alegam critérios jornalísticos, sobre os diretos nas ações de 

campanha, mais uma vez constatamos que faltou equilíbrio no tratamento das ações.  

Assim, a TPA fez 41 diretos ao longo da campanha eleitoral no telejornal. O serviço 

público de televisão esteve em direto por 35 vezes das ações de campanha de João Lourenço, 

2 vezes nas atividades de Isaías Samakuva, Benedito Daniel, Abel Chivukuvuku. Lucas 

Ngonda esteve uma vez ao longo da campanha em direto no telejornal. Ao longo da 

campanha eleitoral a TV ZIMBO, esteve por 57 vezes em direto das ações dos candidatos ao 

longo do Jornal da noite.  



 

 

42 

 

 

A distribuição na TPA, variou de acordo com o candidato. Assim, a estação privada 

fez 47 diretos dos comícios de João Lourenço, 3 de Isaías, 5 da Campanha de Abel e 2 de 

Benedito. Os demais candidatos não mereceram nenhum direto na TV Zimbo. 

 

 

 

Portanto, analisado espaço de diretos na campanha vale a pena verificar a distribuição de 

tempos. João Lourenço ocupou 79% do espaço na TPA; os diretos das atividades do 

candidato apoiado pela UNITA duraram no total 8 minutos, já as intervenções da candidatura 

de Abel tiveram a duração total de 6 minutos, emitidos no telejornal da campanha eleitoral. 

Os desequilíbrios entre os três primeiros bem como os demais concorrentes, em relação ao 

candidato do MPLA, é evidente, tal como o número de direto como acontece também no 

tempo dedicado a cada um. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

43 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS  

 

O presente estudo teve como objetivo verificar até que ponto a televisão angolana, tanto 

estatal como privada, cumpriu com a disposição legal de igualdade no tratamento dos 

concorrentes as eleições gerais de 2017. Comparou-se o espaço dedicado a cada candidato ao 

pleito eleitoral de 2017, durante o período da campanha eleitoral entre 21 de julho a 21 de 

agosto de 2017. 

As notícias relativas à campanha eleitoral tiveram diferentes durações, o que 

pressupõe que o tempo de cobertura televisiva não foi idêntico para todos os candidatos. Estes 

resultados podem justificar-se pelo facto de a visibilidade política ser diferentes entre os 

candidatos, fazendo com que a própria dimensão das campanhas fosse distinta, bem como a 

cobertura noticiosa da mesma. 

Ao longo dos 30 dias, percebe-se que durante a cobertura informativa das duas 

televisões generalistas, houve candidatos com mais tempo de emissão do que outros. Alguns 

candidatos viram as suas ações de campanha cobertas em direto e outros não.  

Assim, a congregação dos dados e confrontados com a principal hipótese de 

investigação proposta (Todos os candidatos às eleições gerais foram alvo de cobertura 

idêntica no Telejornal da TPA e TV Zimbo, durante o período de campanha eleitoral), 

conclui-se que esta não se valida, pois, as diferentes dimensões das campanhas levaram a uma 

distinta cobertura televisiva em termos de duração. 

Portanto, pode-se concluir que relativamente à duração das notícias ao longo de toda a 

campanha, não foi idêntica para todos os candidatos. Com maior duração de cobertura da sua 

campanha, destacam-se, por ordem descendente, os candidatos João Lourenço, Isaías 

Samakuva, Benedito Daniel e Abel Chivukuvuku. 

Pode dizer-se que, os dois canais foram menos pluralistas, atribuindo tratamento 

diferencial aos concorrentes. Quer o serviço público de televisão bem como a estação privada, 

não cumpriram com a pertinente disposição legal de tratamento igual aos candidatos 

concorrentes, em desrespeitando ao princípio requerido pela CRA.95. Do estudo, observa-se 

que os dois órgãos constituíram igualmente espaços de análise das eleições para os quais eram 

convidados comentadores militantes da causa do candidato João Lourenço96. Os órgãos em 

estudo revelaram-se parciais e desprovidos do direito ao contraditório.  

                                                           

 
95 Artigo 17º da Constituição da República de Angola.  

96 Telejornal dia 20 de agosto  



 

 

44 

 

 

Durante os trinta dias que durou a campanha eleitoral, período pelo qual a lei é 

bastante especifica acerca das modalidades segundo as quais é lícito conceder tempo de 

antena aos partidos políticos concorrentes, houve um nítido favorecimento ao partido MPLA 

e seu cabeça de lista, João Lourenço. Os órgãos de comunicação social desrespeitaram ao 

princípio da igualdade prevista na constituição, na lei de imprensa bem como na lei sobre as 

eleições. 

Como recomendação, entendemos que os resultados deste estudo devem merecer uma 

reflexão a respeito do tratamento a dar aos concorrentes de um pleito eleitoral, em futuros 

processos eleitorais em Angola, para que os princípios éticos e os preceitos legais possam vir 

a ser cabalmente respeitados no quadro do Estado de direito que se pretende edificar no país. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 



 

 

45 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

 

Andrade, Justino Pinto de (2008), Angola e o Multipartidarismo. IN: o processo de transição para o 

multipartidarismo Em Angola, Luanda, Firmamento & Livraria Nobel. 

António, Nelson Domingos (2013), Transição pela transição: Uma análise da democratização 

Angolana, trabalho de Tese Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política, Rio de Janeiro, 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

António, Paulo José (2017), Jornalismo Televiso Digital nas Redes Sociais (Facebook): um olhar 

comparativo entre Angola e Portugal – TPA, TV Zimbo e RTP Notícias. Dissertação de Mestrado 

em jornalismo, Faculdades de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa 

Antunes, Joana Lourenço (2012), As notícias das campanhas: análise da cobertura da imprensa 

portuguesa nas eleições legislativas antecipadas de 2011, Dissertação e mestrado em Ciências 

políticas e relações internacionais. 

Avelar, Lúcia (1992), As Eleições na Era da Televisão, Revista de Administração de Empresas, nº32, 

Brasil: São Paulo, pp.42-57. 

Botelho, Alberto Manuel Sona (2017), A Televisão em Angola no pós-guerra, Dissertação de 

Mestrado em Ciências da Comunicação; Variante em Comunicação Política, Porto, Faculdade de 

Letras da Universidade do Porto.  

Bourdieu, Pierre (1996), Sobre a Televisão, Oeiras: Celta Editora. 

Brandão, Nuno Goulart (2010), As Notícias nos Telejornais, Lisboa. Guerra e Paz, Editores S.A. 2010. 

Cadima, francisco Rui (2011), A televisão, o digital e a cultura participativa, Editora Media XXI, 

Porto. 

Cafussa, Alberto Colino (2012), Tendência de voto do eleitor angolano nas eleições legislativas de 

2008, Luanda., Editora Kilombelombe. 

Calado, Sara Alves, (2016), A Cobertura da campanha eleitoral para as presidenciais 2016 no 

telejornal da RTP1, relatório de estágio apresentado Faculdade de Ciências Humanas da 

Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de mestre em ciências da comunicação, 

vertente media e jornalismo. 

Candumba, João Feliz (2015), O paradigma do jornalismo de Desenvolvimento na Construção da 

democracia em Angola, Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, Lisboa, Departamento 

de Sociologia, ISCTE -IUL. 

Carvalho, Paulo de (2010), A Campanha eleitoral de 2008 na Imprensa de Luanda, Luanda: 

Kilombelombe. 

Castells, Manuel (2009), Poder da Comunicação, Oxford, University Press 

Cooling, Leandro (2006), Os Estudos sobre midia e eleições presidenciais no Brasil pós-ditadura, 

Tese apresentada à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia como parte dos 

pré-requisitos necessários para a obtenção do título de Doutor em Comunicação e Cultura 

Contemporâneas. 

Couto, Sandra Sá (2013), Televisão, campanha eleitoral e pluralismo as eleições presidenciais na 

RTP, SIC e TVI. Tese de dissertação de mestrado em cultura e comunicação variante jornalismo 

político. Universidade do Porto Faculdade de Letras  

De Guide, António Marques, (2007), TPA – O modelo de Televisão Pública de Angola. dissertação 

apresentada a área de concentração de jornalismo da escola de comunicação e artes da Universidade 



 

 

46 

 

 

de São Paulo, linha de pesquisa de jornalismo comparado, como exigência parcial para a obtenção 

do título de mestre em ciências da comunicação. 

De Sena, Nilza Mouzinho (2011), A Televisão por dentro e por fora, Coleção Comunicação, Edições 

Minerva Coimbra. 

Dias, António Luís Loureiro de Vasconcelos, (2012), A Competição Eleitoral nas Democracias 

Emergentes da África Subsariana, Dissertação de Mestrado em Ciência Política e Relações 

Internacionais variante em Ciência Política. 

Diogo, Jolene Patrícia Prata (2015), Parâmetros de Construção da Democracia em angola: perfil 

Democrático – Trabalho para a obtenção do Grau de Bacharel no curso de Direito Florianópolis da 

Universidade do Extremo Sul Catarinense. 

Figueira, Rita (2017), A mediatização da política na era das redes Sociais, Alêtheia Editores, Lisboa, 

coleções media e Jornalismo, Portugal. 

Goldstein, Tomas (2014), Entre os media e a política Mediação da realidade e campanhas eleitorais. 

Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologia da informação, ramo de Comunicação Política, 

ISCTE Instituto Universitário de Lisboa 

José, Gildo Matias (2012), Congruência Ideológica e Política em Angola: Análise comparativa dos 

Deputados eleitos para Assembleia Nacional e respetivos Eleitores, Mestrado em Ciência Política, 

Departamento de Sociologia, ISCTE.IUL. 

Lopes, Felisbela (1999), O Telejornal e o Serviço Público, Coimbra: Minerva. 

Macedo, Emiliano Unzer (2011), Perspetivas democráticas na África contemporânea, Meridiano 47 

vol. 12, n. 124, mar.-abr. 2011 [p. 15 a 21]  

Mainsel, Sandra (2016), Breve historial da Televisão Pública de Angola, Luanda  

Miguel, Nilsa Catarina Gaspar (2015), A regulação da Impressa em Angola, Dissertação de Mestrado 

em Direito Empresarial, Lisboa, Faculdade de Direito da Universidade de Nova de Lisboa 

Neves, Maria et.al (2017) (Org) Ética Aplicada-Comunicação Social, Lisboa, Edições 70. 

Nganga, João Paulo (2008), Meios de Comunicação Social e a democracia em Angola. O Processo de 

transição para o multipartidarismo em Angola. Luanda e Lisboa: Firmamento & Livraria Nobel 

Nunes, Márcia Vidal (2004), Média e Eleições Comunicação e Política, Conceitos e abordagens, 

Editoria Universidade Federal do Ceará, Edufba, Brasil. 

Pandolfi, Dulce (1999), Repensando O Estado Novo. Organizadora: Rio de Janeiro, Fundação Getúlio 

Vargas.  

Rizzotto, Carla Cândida (2011), Observatórios de meios e a democratização da comunicação: o caso 

Venezuela, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil. Estudos em Comunicação nº9, 269-287 Maio. 

Salgado, Susana (2012), Campanhas eleitorais e cobertura mediática: abordagens teóricas e 

contributos para a compreensão das interações entre política e media; Revista brasileira de 

Ciências Políticas, no.9 Brasília Setembro/Dez. 2012.http://dx.doi 

Santos, Paula do Espírito e Rita Figueiras (2010), Comunicação eleitoral, Ciências Sociais e Políticas, 

Universidade Católica Portuguesa. Conceitos de Comunicação Política, Livros LabCom 2010.  

Santos, Suzana Costa e Carlota Pina Bicho (2016), Eleições Autárquicas 2.0: Analise das estratégias 

de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes, sociologia, problemas 

e párticas, nº81, 2016, pp 189-230 

Serrano, Estrela, A dimensão política do jornalismo, Comunicação & Cultura, n.º 2, 2006, pp. 63-81 



 

 

47 

 

 

Sousa, Jorge Pedro (2006), Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Medias, Porto, 

Revista Ampliada  

Torres, Eduardo Cintra (2011), A Televisão e o Serviço Público, Lisboa: Fundação Francisco Manuel 

dos Santos. 

Woodrow, Alain (1996), Informação e Manipulação. Lisboa. D. Quixote, 1996. ISBN 972-20-0930-3 

 

FONTES  

 

Denaur (IDD & FKA), Angola, livro branco sobre as eleições de 2008: contributo para a 

democratização dois processos eleitorais em Angola. Luanda/Namíbia: IDD &FKA, 2009 

Compêndio da Legislação eleitoral, CNE, 2017, Luanda: Imprensa Nacional, EP, 2010 

Relatório Anual, Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS), estado da comunicação social 

em angola. luanda, 2008 

Relatório eleições gerais 2017, produzido pela Handeka Associação cívica, sobre a cobertura media 

nacional.  

Relatório sobre o Estado da Comunicação Social em Angola. Luanda, EAL, 2008, Conselho Nacional 

da Comunicação Social  

Relatório sobre monitoria da media angolana em tempos de eleições de 2017, elaborado pelo 

Sindicato dos Jornalistas Angolanos – SJA.  

Relatório sobre Processo Eleitoral em Angola: as eleições de 2017, Nova York, Human Rights 

Watch, 20017 

Relatório Final sobre as Eleições em Angola. Missão de Observação Eleitoral da União Europeia, 

Angola 5 Setembro 2008 

 

Acesso online 

 

BBC Brasil. Em angola, Marqueteiro do PT busca reeleição de líder há 33 anos no poder. Consultado 

em 27.04.2018, Disponível em: http:/www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120829_angola 

santana jf ac.shtml 

Cardoso, Gustavo (2016), Os Media na Sociedade em rede, Capítulo 6, Mudou a Internet realmente, 

os Mass Media?, (on-line) Consultado, 12 de Maio de 2018. disponível em 

https://researchgate.net/publication/301870370. 

Lázaro, Gilson - Dinâmicas da violência política: negociação da normalidade durante e após o 

conflito armado em Malanje, Angola [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento, 

consultado 23.01.2019. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13435>. 

Mateus, I., Desafios da comunicação Social, consultado e disponível www.c-

v.org/accord/ang/accord15-por/13.shtml, aos 17.12.2018 

Mateus, I., 2004, Contributos para uma discussão sobre a comunicação Social Angolana, consultado 

em 12.03.2018. Disponível em ww1.ci.uc. (pt/iej/alunos /2001/angola/ introducao.html. 

Marques, Rafael (2010), Presidente da República: o epicentro da corrupção em Angola, Consultado 

em 09.12.2018. Disponível em: https://www.makaangola.org/2018/10/besa-a-pilhagem-de-vicente-

dino-e-kopelipa/.  

https://researchgate.net/publication/301870370
https://researchgate.net/publication/301870370
http://www.c-v.org/accord/ang/accord15-por/13.shtml
http://www.c-v.org/accord/ang/accord15-por/13.shtml
http://www.c-v.org/accord/ang/accord15-por/13.shtml
http://www.c-v.org/accord/ang/accord15-por/13.shtml
https://www.makaangola.org/2018/10/besa-a-pilhagem-de-vicente-dino-e-kopelipa/
https://www.makaangola.org/2018/10/besa-a-pilhagem-de-vicente-dino-e-kopelipa/
https://www.makaangola.org/2018/10/besa-a-pilhagem-de-vicente-dino-e-kopelipa/
https://www.makaangola.org/2018/10/besa-a-pilhagem-de-vicente-dino-e-kopelipa/


 

 

48 

 

 

Randall, Vicky (1993), A mídia e democratização no Terceiro Mundo, 

http://dx.doi.org/10.1080/01436599308420346 

Reuter, Jonh  et al. (2013), Mídias Sociais Online e Consciência Política em Regimes Autoritários, 45, 

29–10.1017 / Publicado pela 1ª vez em 24 de setembro de 2013 

Roy, Sanjukta (2014), Desenvolvimento da media e estabilidade política: uma análise da áfrica 

subsariana, Volume 48, nº 2, Spring 2014, Access provede by University of Waterloo (14 Outubro 

2015 14:55 http://muse.jhu.edu/journals/jda/summary/v048/48.2.roy.html 

http://africanelections.tripod.com/ao.html 

http://jornaldeangola.sapo.ao/gente/zap_viva_assinala__aniversario_com__programacao_especial, 

consultado em 20.03.2017.  

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2013/11/49/Angola-Novo-canal-televisao-

Bandaapresentado-hoje,ae479234-147d-43b3-b29c-b0c6a2625414.html, consultado em 20.03.2017. 

http://www.angola24horas.com/index.php/entretenimento/musicas/item/5412-palanca-tv-e-novo-

canalde-televisao-angolana, consultado em 20.03.2018. 

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/eleicoes-em-angola-arrancam-debaixo-de-

denuncias_a102259300:38  

Vídeos a partir da plataforma da TV Livre (todos os noticiários gravados e disponibilizados. 

Disponível em: no seu canal de youtub). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://dx.doi.org/10.1080/01436599308420346
http://muse.jhu.edu/journals/jda/summary/v048/48.2.roy.html
http://muse.jhu.edu/journals/jda/summary/v048/48.2.roy.html
http://africanelections.tripod.com/ao.html
http://africanelections.tripod.com/ao.html
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2013/11/49/Angola-Novo-canal-televisao-Bandaapresentado-hoje,ae479234-147d-43b3-b29c-b0c6
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2013/11/49/Angola-Novo-canal-televisao-Bandaapresentado-hoje,ae479234-147d-43b3-b29c-b0c6
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2013/11/49/Angola-Novo-canal-televisao-Bandaapresentado-hoje,ae479234-147d-43b3-b29c-b0c6
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2013/11/49/Angola-Novo-canal-televisao-Bandaapresentado-hoje,ae479234-147d-43b3-b29c-b0c6
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/eleicoes-em-angola-arrancam-debaixo-de-denuncias_a102259300:38
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/eleicoes-em-angola-arrancam-debaixo-de-denuncias_a102259300:38
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/eleicoes-em-angola-arrancam-debaixo-de-denuncias_a102259300:38
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/eleicoes-em-angola-arrancam-debaixo-de-denuncias_a102259300:38


 

 

49 

 

 

Anexos 

1.  

 

 

 

2.   

 

 

3.  

 

Logo tipo da TPA 

 



 

 

50 

 

 

4.  

 

 

Logo tipo da TV ZIMBO 

 

5.  

 

 

 

6.  

 

 



 

 

51 

 

 

7.  

Resultados das eleições legislativas de 1992 

 

 

 

8.   

Resultados das eleições presidenciais de 1992 

 

 

 

9.  

Resultados das eleições legislativas de 2008 

 



 

 

52 

 

 

10.  

 

 

 

11.  

 

Boletim de voto que definiu a ordem dos candidatos às eleições de 21017 

 

 

12.  

 



 

 

53 

 

 

13.  

 

 

 

14.  

 

 

 

15.  

 

 

 



 

 

54 

 

 

16.  

 

 

 

17.  

 

 

 

18.  

 



 

 

55 

 

 

19.  

 

 

 

20.  

 

 

 

21.  

 

 



 

 

56 

 

 

22.  

 

 

 

23.  

 

 

 

24.  

 

Telejornal do dia 16 de julho. 



 

 

57 

 

 

 

25.  

 

 

 

26.  

 

 

27.  

 

 



 

 

58 

 

 

28.  

 

 

 

29.  

 

 

 

30.  

 



 

 

59 

 

 

31.  

 

 

32.  

 

 

 

33.  

 

34.  



 

 

60 

 

 

 

 

 

35.  

 

 

 

36.  

 

 



 

 

61 

 

 

37.  

 

 

38.  

 

 

39.  

 



 

 

62 

 

 

40.  

 

 

41.  

 

 

 

42.  

 

 



 

 

63 

 

 

43.  

 

 

44.  

 

45.  

 


