Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6488
Autoria: Devesa, Teresa S. Moreira Maia
Orientação: Garrido, Margarida
Data: 2010
Título próprio: Ancoragem espacial da memória na dimensão horizontal: esquerda ou direita? O lado conta
Referência bibliográfica: Devesa, T. S. M. M. (2010). Ancoragem espacial da memória na dimensão horizontal: esquerda ou direita? O lado conta [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6488
Palavras-chave: Cognição situada
Corporalização
Memória
Valência
Posição espacial
Dimensão horizontal
Situated cognition
Embodiment
Memory
Spatial position
Horizontal dimension
Resumo: A recente literatura acerca da natureza corporalizada e situada da cognição, sugere que as representações cognitivas estão ancoradas em experiências sensório-motoras. Com base nestas propostas teóricas, pretendemos com este trabalho explorar a associação implícita entre posição espacial e valência de conceitos numa dimensão horizontal (“direita-esquerda”), designadamente o modo como esta associação afecta a memória. Especificamente, investigámos se a recordação de palavras era facilitada quando estas eram colocadas numa localização espacial congruente coma sua valência, nomeadamente “esquerda-negativo” e “direita-positivo”, comparativamente com uma associação incongruente em que o desempenho mnésico seria pior. Para este efeito foram criadas três condições experimentais de codificação (implícita, reforçada e invertida). Os participantes, 60 estudantes do ensino superior, deveriam ler e colocar palavras com diferentes valências (positivo, negativo e neutro) na posição espacial indicada, e posteriormente tinham de recordar o maior número de palavras que conseguissem. Verificámos que a condição de codificação das palavras não produziu os efeitos esperados na recordação, porém constatámos, ainda que tendencial, um melhor desempenho mnésico quando eram colocadas palavras positivas do lado direito e negativas do lado esquerdo, mas apenas na condição reforçada. Apesar das limitações do estudo, os resultados encontrados fornecem pistas para novas investigações no âmbito da cognição situada, particularmente para o estudo da associação implícita entre posição espacial e valência e os efeitos desta na memória.
Recent literature on the embodied and situated nature of cognition suggests that cognitive representations are grounded in sensory motor experiences. Based on these theoretical proposals, the present work aims to explore the implicit association between spatial position and concept valence in a horizontal dimension (“right-left”), namely the way in which this association affects memory. Specifically, we investigate if word recall was enhanced when words were positioned in a spatial location that was congruent with their valence, namely “left-negative” and “right-positive” in contrast with an incongruent association where memory performance would be worse. To test this hypothesis, we created three experimental encoding conditions (implicit, enhanced and reversed). The participants, 60 undergraduate students, were told to read and to place words with different valences (positive, negative and neutral) in indicated spatial positions, and were asked afterwards to recall the maximum number of words they could. We found that the encoding condition of words did not produce the expected effects in recall. Nevertheless, we verified, a marginal trend towards a better memory performance when positive words were placed on the right hand side and negative ones on the left hand side, but only in the enhanced condition. Regardless of the limitations of our study, these results provide new hints for future research in the field of situated cognition, particularly for the study of the implicit association between spatial position and valence and the effects of this association in memory.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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