Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31088
Autoria: Japão, Gracieth Salomé
Orientação: Saleiro, Sandra Palma
Katúmua, Martinho Bangula
Data: 9-Jan-2024
Título próprio: Acesso à educação escolar no meio rural: Estudo de caso de alunas no II Ciclo do Ensino Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza-Sul (Angola)
Referência bibliográfica: Japão, G. S. (2023). Acesso à educação escolar no meio rural: Estudo de caso de alunas no II Ciclo do Ensino Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza-Sul (Angola) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31088
Palavras-chave: Abandono escolar -- School abandonment
Género
Raparigas
Comunidades rurais
Gender
Girls
Rural communities
Resumo: A presente dissertação problematiza a desigualdade do género no acesso à educação no meio rural numa perspectiva de género, a partir do caso do acesso à educação no II Ciclo do Ensino Secundário da Comuna da Sanga, Município da Cela, Província do Cuanza- Sul (Angola). Este estudo teve como objectivo mapear as perceções, práticas e a importância atribuída à escola pelas famílias e representantes de entidades do meio local, no processo educativo das raparigas na sociedade atual (significados atribuídos, influências e referências). Para dar resposta a esse objetivo foi acionada uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas e a observação direta. Complementarmente, analisaram-se estatísticas sobre o abandono escolar, que permitiu identificar a posição que as raparigas se encontram em desvantagem quanto ao acesso e sucesso escolar, em comparação aos seus coetâneos do sexo masculino. Todavia, as famílias não refletem, no seu quotidiano, sobre esse fenómeno e naturalizam-no com base em estereótipos de género. A construção de género ocorre em todos os tempos e espaços, incluindo a escola, porém, para as famílias e entidades do meio local envolvidas nesta pesquisa, o género é construído, sobretudo, no contexto familiar. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias; e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se junta o casamento e a maternidade precoce.
This dissertation problematizes gender inequality in access to education in rural areas from a gender perspective, based on the case of access to education in the II Cycle of Secondary Education in Comuna da Sanga, Municipality of Cela, Province of Cuanza - South (Angola). This study aims to understand the perception and importance attributed to school by families and representatives of local entities, in the educational process of girls in today's society (attributed meanings, influences and references). To respond to this objective, a qualitative methodology was used, using semi-structured interviews, complemented with direct observation. In addition, statistics on school dropout were also analyzed. The analysis of statistical data revealed a higher school failure rate among girls, compared to boys. However, families do not reflect on this phenomenon in their daily lives and naturalize it based on gender stereotypes. The construction of gender occurs in all times and spaces, including school, however, for the families and local entities involved in this research, gender is constructed, above all, in the family context. Factors explaining inequalities include: the structure of the deficient school network in rural areas, family poverty; and cultural traditions (initiation rites) which, in combination, prevent girls from remaining in school, lead to early dropout, which is followed by marriage and motherhood.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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