Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29303
Autoria: Martins, Ana Carolina Franco
Orientação: Silva, Ana Junça
Data: 28-Jul-2023
Título próprio: Ambientes de trabalho pet friendly: Em que medida afetam o work engagement & desempenho dos colaboradores
Referência bibliográfica: Martins, A. C. F. (2023). Ambientes de trabalho pet friendly: Em que medida afetam o work engagement & desempenho dos colaboradores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29303
Palavras-chave: Animal de estimação - Pet
Ambiente de trabalho -- Work environment
Pet-friendly
Relação humano-animal -- Human-animal relationship
Teletrabalho -- Teleworking
Performance
Engagement
Resumo: A presença crescente de animais de estimação, cães terapêuticos e de serviço nas empresas tem despertado a atenção dos investigadores e dos gestores. Tem-se assistido a um aumento do número de organizações com práticas ou ambientes pet-friendly como estratégia de atração e retenção de talentos, fator motivacional e de aumento da produtividade. No entanto, quer as organizações, quer a investigação ainda são prematuras pois os estudos acerca dos seus efeitos ainda são escassos. Com a pandemia da COVID-19, o número de pessoas em Teletrabalho aumentou, sendo aqueles com animais de estimação quem de maior interesse e motivação para o teletrabalho, uma vez que este (identificado como uma prática pet-friendly) permite a realização do trabalho e, simultaneamente, a interação com os animais. Este estudo baseou-se na teoria da troca social para desenvolver um quadro conceptual no qual hipotetizou que as pausas do trabalho (interações entre os donos e os seus animais) mediariam a relação entre a modalidade de trabalho (presencial ou teletrabalho), outcomes afetivos (work engagement) e comportamentais (desempenho). Ainda com base na teoria, testou-se o papel moderador das atitudes face ao teletrabalho na relação de mediação anterior. Para testar o modelo, 200 trabalhadores adultos aceitaram participar no estudo. Os resultados foram apoiados e demonstraram que existe uma relação indireta que é condicionada pela atitude do trabalhador face ao teletrabalho, sendo mais forte para aqueles que tinham atitudes mais favoráveis (versus atitudes menos favoráveis). Com base nos resultados, são discutidas estratégias pet-friendly, incluído o trabalho híbrido, que podem ser adotadas.
The presence of pets as well as the presence of therapy dogs and service dogs in the workplace has attracted the attention of researchers and managers. There has been a general increase of the number of organizations with pet-friendly environments or practices as a strategy to attract and retain talent, as a motivational factor, and to boost productivity. However, both organizations and research are still premature as studies about their effects are still scarce. With the pandemic of COVID-19, the number of people teleworking increased, and people with pets seem to be those with greater interest and motivation for teleworking, since teleworking (recently identified as a pet-friendly practice) allows work to be done and, simultaneously, be with their pets. This study relied on social exchange theory to develop a conceptual framework in which it hypothesized that work breaks (interactions between pet owners and their pets) would mediate the relationship between (face-to-face work or telecommuting) and affective (work engagement) and behavioral (performance) outcomes. Also based on social exchange theory, this study tested the moderating role of attitudes toward telecommuting in the former mediating relationship. To test the model, 200 adult workers agreed to participate in the study. The results were supported and showed that there is an indirect relationship that is conditioned by the of the worker towards telecommuting, that is stronger for those who had more favorable attitudes (versus less favorable attitudes). Based on the results, they are discussed pet-friendly strategies, among them the hybrid working, that can be adopted.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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