Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27608
Autoria: Albuquerque, A.
Seabra, T.
Martins, S. C.
Data: 2022
Título próprio: Seletividade social na escola básica portuguesa: Dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)
Título da revista: Análise Social
Volume: 57
Número: 244
Paginação: 520 - 543
Título e número da coleção: 3;
Referência bibliográfica: Albuquerque, A., Seabra, T., Martins, S. C. (2022). Seletividade social na escola básica portuguesa: Dinâmicas, condições e políticas (2008-2018). Análise Social, 57(244), 520-543. http://dx.doi.org/10.31447/as00032573.2022244.04
ISSN: 0003-2573
DOI (Digital Object Identifier): 10.31447/as00032573.2022244.04
Palavras-chave: Igualdade de oportunidades
Seletividade social
Retenção escolar
Ensino básico
Resumo: O artigo analisa a evolução das desigualdades de resultados na educação básica em Portugal na última década (2008-2018), tomando como indicador a taxa de retenção e desistência. Este período é especialmente relevante para o efeito, ao integrar um ciclo governamental (2011-2015) que corresponde a uma inversão das orientações políticas da tutela no domínio educativo, no qual existiu um recrudescimento da seletividade social da escola, no que se refere ao reforço da desvantagem dos rapazes, dos alunos estrangeiros e dos que se inserem em famílias pouco escolarizadas. Após este ciclo, assistiu-se ao retorno dos níveis de (des)igualdade do início da década.
We focus on the development of social inequalities in school outcomes in Portuguese primary education during the past decade by analysing the evolution of student retention rates. This period is of particular interest for such an analysis because it includes a governmental cycle (2011-2015) during which central political orientations shifted. An upsurge of social selectivity in grade repetition is visible in the intensification of an already disadvantaged position of boys, foreign students, and students from families with lower educational levels. After this cycle we witness the return of (in)equality levels to those registered at the beginning of the decade.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_91792.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.