Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24203
Autoria: Ginja, André Filipe da Silva Chato
Orientação: Marques, Sibila
Data: 22-Dez-2021
Título próprio: Idadismo em tempos de Covid-19: efeitos da comunicação social nas perceções de saúde das pessoas idosas
Referência bibliográfica: Ginja, A. F. da S. C. (2021). Idadismo em tempos de Covid-19: efeitos da comunicação social nas perceções de saúde das pessoas idosas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24203
Palavras-chave: Idadismo
Saúde mental -- Mental health
COVID-19
Idoso
Ativação automática do estereótipo
Ageism
Older adults
Stereotype activation
Resumo: Um dos desafios relevantes da atual pandemia COVID-19 é o destaque da população idosa como vulnerável e consequente atenção especializada pelas entidades oficiais. Tal destaque também é visível na abordagem dos meios de comunicação a esta questão. O objetivo deste trabalho foi o de justamente explorar esta questão no contexto português. Para isso, realizámos dois estudos. O Estudo 1 foi realizado numa amostra da população em geral (n = 124; Midade = 36,6) e pretendeu explorar em que medida a apresentação de notícias positivas e negativas sobre as pessoas idosas no contexto da pandemia COVID- 19 ativava diferentes estereótipos associados a este grupo. Os resultados deste estudo demonstraram diferenças entre a condição negativa e de controlo não se tendo, contudo, verificado diferenças entre a condição de controlo e a condição de exposição a notícias positivas. Por sua vez, o Estudo 2, também de carácter experimental, procurou testar o efeito de exposição a estas notícias na saúde mental, autoeficácia e intenção de seguir as normas de prevenção do COVID-19 numa amostra de pessoas idosas (n = 169; Midade = 62,1). Os resultados não revelaram, no entanto, diferenças entre as diferentes condições experimentais. Estes resultados são discutidos à luz das teorias sobre ativação de estereótipos no contexto do idadismo em relação às pessoas idosas.
The COVID-19 pandemic brought many challenges, one of those challenges is the categorization of the older population as vulnerable and subsequent specialized attention given to them by official entities. That specialized attention is noticeable in the media’s approach to this issue. This dissertation’s objective was to explore that subject in the Portuguese context. For that we conducted two studies. Study 1 was conducted in a sample of the general population (n = 124; Mage = 36,6), and sought to explore how the presentation of positive and negative news about older people during the COVID-19 pandemic context, activated different stereotypes associated with this group. The results of this study showed differences between the negative and control group. However, no differences were seen between the control group and the group exposed to positive news. Study 2 was also an experimental study and sought to test the effect of exposure to these types of news on the mental health, self-efficacy and intention to follow COVID-19 safety recommendations, in a sample of older people (n = 169; Mage = 62,1). The results of this study however, did not show differences between the different experimental conditions. These results are discussed within the context of Stereotype Activation Theory and ageism against older people.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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