Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23600
Autoria: Lopes, Patrícia Bettencourt Preto de Freitas
Orientação: Baptista, Joana Isabel Soares
Data: 19-Nov-2021
Título próprio: Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA): estudo de validação para a população portuguesa
Referência bibliográfica: Lopes, P. B. P. de F. (2021). Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA): estudo de validação para a população portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23600
Palavras-chave: BITSEA
Problemas socioemocionais
Problemas comportamentais
Infância
Bebés
Crianças pequenas
Socioemotional problems
Behavioral problems
Childhood
Infants
Toddlers
Resumo: As dificuldades ao nível do desenvolvimento socioemocional e comportamental na infância são frequentes, podem ser persistentes e comprometer significativamente o funcionamento adaptado das crianças. A identificação precoce de problemas socioemocionais e comportamentais torna-se, por isso, fundamental para prevenir problemas de ajustamento graves em fases subsequentes do desenvolvimento. Nesse sentido, ferramentas de avaliação adequadas, que permitam sinalizar tais dificuldades precocemente, assumem um papel de relevância. Em Portugal, permanece escassa a oferta de instrumentos validados para a avaliação das dificuldades do desenvolvimento e de competências socioemocionais e comportamentais na primeira infância. O presente estudo visou contribuir para este tópico, tendo como objetivo a validação para a população Portuguesa da versão para pais/cuidadores primários da escala Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA; Briggs-Gowan & Carter, 2002). Assim, este projeto propôs-se a analisar as propriedades psicométricas da versão Portuguesa da escala BITSEA, com base numa amostra de 410 bebés e crianças entre os 12 e os 36 meses, de baixo risco, e os respetivos progenitores. Os cuidadores responderam à tradução Portuguesa da escala BITSEA, à Checklist de Sintomas Pediátricos (Perrin et al., 2016), ao Modified Checklist for Autism in Toddlers (Robins et al., 2001) e ao Questionário de Fatores de Stress Quotidiano (Kanner et al., 1981). Os resultados sugerem que a edição Portuguesa da BITSEA revela boas qualidades psicométricas, nomeadamente de consistência interna para a subescala Problemas, validade concorrente e divergente, e fiabilidade teste-reteste. Estes resultados sustentam o carácter promissor da BITSEA para a avaliação de problemas socioemocionais e comportamentais na primeira infância.
Socioemotional and behavioral difficulties during childhood are frequent, can be persistent, and significantly compromise children's adjustment. The early identification of infants and toddlers at risk or with actual socioemotional and behavioral difficulties is therefore essential to prevent severe adjustment problems in subsequent developmental stages. Adequate assessment tools, that may allow the early screening of those difficulties, are thus crucial. In Portugal, validated measures for the assessment of developmental difficulties and socioemotional and behavioral competence in early childhood remain scarce. This study aimed to contribute to this topic, by focusing on the validation of the Portuguese parents/primary caregivers’ version of the Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment scale (BITSEA; Briggs-Gowan & Carter, 2002). In this study, the psychometric properties of the Portuguese version of the BITSEA scale were analyzed based on a sample of 410 low-risk infants and toddlers aged between 12 and 36 months, and their parents. Caregivers completed the Portuguese translation of the BITSEA scale, as well as the Pediatric Symptoms Checklist (Perrin et al., 2016), the Modified Checklist for Autism in Toddlers (Robins et al., 2001), and the Daily Hassles Questionnaire (Kanner et al., 1981). Overall, the results suggest that the Portuguese version of the BITSEA shows good psychometric qualities, namely internal consistency for the Problem subscale, concurrent and divergent validity, and test-retest reliability. These results support the BITSEA scale as a promissing tool for the assessment of socioemotional and behavioral problems in early childhood.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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